Eu acho que ela não te ama!


Dilma cobra esclarecimentos de Lupi

O inquérito da Polícia Federal que apura irregularidades nos convênios do Ministério do Trabalho vai investigar também a suposta carona que o ministro da pasta, Carlos Lupi teria pego em um avião pago por ONGs investigadas no inquérito. Segundo a revista “Veja”, Lupi teria usado o avião pago por ONGs de Adair Meira, durante viagem oficial a sete cidades no Maranhão. Meira controla duas ONGs beneficiárias de convênios no valor de R$ 10,4 milhões com o Ministério. Para a Polícia Federal já que as ONGs estão sendo investigadas, o caso de Lupi também será apurado.
A presidente Dilma Rousseff não achou satisfatórias as respostas de Lupi à reportagem e vai cobrar do ministro explicações mais “consistentes” sobre as circunstâncias da viagem. Para integrantes da equipe da presidente, a respostada dada pela assessoria do ministro à reportagem da revista “Veja”, foi superficial e a sobrevivência de Lupi vai depender de como reagirá às denúncias. Para evitar sua criticada “verborragia”, nas palavras de articuladores políticos do governo, Lupi foi aconselhado a evitar declarações controversas e se afastar durante feriado.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, evitou falar sobre as novas denúncias, mas lembrou que o próprio Lupi solicitou a abertura de inquérito quando foram feitas as primeiras acusações de irregularidades na sua pasta. “Qualquer situação que envolva qualquer ministro em que existam denúncias ou indícios de crimes será sempre investigada. Não estou falando só deste caso, falo de qualquer caso. Não só de Lupi, como também para mim mesmo”, disse Cardozo neste domingo, 13.
Uma possível punição penal para o caso do avião, no entanto, está descartada, já que não há crime. A questão é de ética ou de improbidade e fica, portanto, a cargo do Ministério Público Federal e também da Comissão de Ética da Presidência da República. No sábado, 12, o PSDB informou que pedirá à comissão investigue se houve violação do Código de Conduta de autoridades do Executivo. “Em princípio a carona não é crime, mas um uso indevido de avião de terceiros pode ferir o código de ética”, esclareceu um dirigente da PF.
Lupi e outros membros do PDT teriam viajado em dezembro de 2009 pelo Maranhão para lançar um programa de qualificação profissional em um avião supostamente alugado pelo presidente de uma ONG sob suspeita de desvio de verbas de convênios com a pasta. Teriam participado da viagem o ex-governador do Maranhão Jackson Lago, já falecido, o então secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério, Ezequiel de Souza Nascimento, o então assessor de Lupi e hoje deputado federal Weverton Rocha e Adair Meira, dirigente das ONGs conveniadas com o ministério.
Em nota divulgada sábado, 12, o ministério afirmou que a agenda tinha cunho oficial e partidário. Foi divulgada ainda a reprodução do bilhete aéreo e duas fotos dos eventos dos quais Lupi participou. Segundo a assessoria a aeronave usada pelo ministro era do modelo Sêneca e não King Air como foi publicado pela “Veja”. A nota não esclarece, no entanto quem pagou a conta. Lupi disse a aliados, entre eles o líder do PDT na Câmara, Giovani Queiroz (PA), que todas as explicações estavam na nota divulgada pelo Ministério.
Fonte: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação