Paracetamol demais pode matar


Superdosagem passa despercebida por médicos e pacientes

Tomar Paracetamol demais todos os dias pode ser fatal, advertem especialistas. Para se submeter a uma dosagem perigosa, basta apenas alguns comprimidos tomados regularmente ao longo de dias, semanas ou meses, disseram eles. Pesquisadores da Universidade de Edimburgo detectaram 161 casos de “overdose escalonada” no seu hospital durante um período de seis anos. Quem toma comprimidos para a dor crônica pode não perceber que estão tomando demais, nem reconhecer os sintomas de overdose e de lesões hepáticas, disseram eles.
Em entrevista ao British Journal of Clinical Pharmacology, os pesquisadores disseram que, mesmo provocando risco de vida, pode passar facilmente despercebida por médicos e pacientes.
Médicos não podem, inicialmente, detectar o problema, já que exames de sangue não mostram os níveis incrivelmente altos de paracetamol, visto com uma overdose convencional, onde alguém pode ter ingerido vários pacotes da droga. Doentes que tenham tomado uma overdose escalonada tendem a se sair pior do que aqueles que tomaram uma overdose de grande porte, o estudo sugere.
Dr Kenneth Simpson e seus colegas analisaram os registros médicos de 663 pacientes com lesão hepática induzida por paracetamol encaminhados à Unidade de Transplante de Fígado escocês no hospital universitário.
Os 161 que tinham tomado uma overdose escalonados eram mais propensos a desenvolver problemas no fígado e cérebro e precisaram de ajuda para respirar e de diálise renal. Eles também foram mais propensos a morrer de complicações.
“Eles não tomaram o remédio em um único momento, uma overdose maciça para tentar se suicidar, e sim acumularam dosagens menores ao longo do tempo e os danos se acumularam. O efeito pode ser fatal”.
O professor Roger Knaggs, da Pharmaceutical Royal Society, disse que os pacientes devem prestar atenção à advertência.
“Se as pessoas experimentam dor e o paracetamol não ajuda, ao invés de tomar mais uma dose, devem consultar o seu farmacêutico para um controle de dor alternativo ou ser encaminhados a alguém que possa ajudar a se livrar da dor”.
“A mensagem é clara: se tomar paracetamol mais do que é recomendado, você não irá melhorar a sua dor, mas você poderá danificar seriamente a sua saúde.
“Nesta época do ano as pessoas também devem tomar cuidado com a combinação de frio e produtos contra a gripe. É fácil tomar mais do que o pretendido, por isso em caso de dúvida consulte o seu farmacêutico.”
Enquanto isso, os pesquisadores do Kings College London e da Universidade de Lund, na Suécia dizem ter descoberto precisamente como paracetamol funciona no organismo. É através de uma proteína em células nervosas chamadas TRPA1, informa a Communications Nature. Entendendo este mecanismo principal, os cientistas podem começar a procurar moléculas que funcionem da mesma maneira no alívio da dor, mas que sejam menos tóxica e não possam levar a complicações graves de sobredosagem.
Fonte: BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação