Negros e mestiços são maioria


Números de negros e mestiços cresceram, em 6% na última década no Brasil

Negros e mestiços são maioria no Brasil, diz censo

Pela primeira vez na história o censo brasileiro apontou uma maioria de negros e mestiços na população. Resultados preliminares do censo de 2010, divulgados na última semana, mostram que 97 milhões de brasileiros, ou 50,7 da população, agora se definem como negros ou mestiços, enquanto 91 milhões, ou 47,7% da população, se definem como brancos.
No último censo brasileiro, em 2000, o número de brasileiro que se definiam como brancos era de 53,7%%. Mas a proporção de pessoas se declarando negras ou mestiças cresceu de 44,7% para 50,7%, tornando os afro-brasileiros a maioria no país pela primeira vez na história.
“Entre as hipóteses que explicam essa tendência está a valorização da identidade entre os afro-descendentes”, declarou o IBGE no relatório do censo. De acordo como o censo o número de pessoas que se definiram como negras aumentou de 6,2% em 2000 para 7,6%. Já os que se declararam mestiços tiveram um aumento de 38,5% em 2000 para 43,1%.
Em 1872, quando o Brasil realizou seu primeiro censo, a população era dividida em apenas dois grupos: pessoas livres e escravos, que representavam 15% da população. O IBGE afirma que, embora seus pesquisadores tenham detectado a tendência há três anos, o censo de 2010 foi o primeiro estudo em nível nacional a reconhecer o fenômeno.
Numa entrevista no ano passado, o ministro brasileiro da Igualdade Racial, Elio Ferreira de Araujo atribuiu a mudança a um crescente senso de orgulho entre as comunidades negras e indígenas do país. “As pessoas não têm mais medo de se identificarem como negras, ou insegurança de declararem ‘sou negro, e negro é belo’”, disse o ministro ao Guardian. Ivonete Carvalho, do ministério da Igualdade Racial, diz que cada vez mais, os afro-brasileiros estão dispostos a se erguer e serem representados, dizendo “Estou aqui, sou assim, e não tenho vergonha de minha história”.
Muitos vêem o crescimento dos negros auto-declarados com bons olhos, mas o censo também mostrou como o abismo social entre os brancos e não-brancos persiste no país. Nas principais cidades do país, habitantes brancos ainda mantêm uma renda 2,4 vezes maior que a dos negros. Esse número é ainda pior em Salvador, um antigo porto de escravos, e lar de uma das maiores populações negras do Brasil. Na capital baiana, a renda dos brancos chega a ser 3,2 vezes maior que a dos negros.
“É um círculo vicioso”, diz o economista Marcelo Paixão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Salários baixos levam a uma educação ruim, que por sua vez, se torna um empecilho para conseguir trabalhos melhores. É preciso aumentar as políticas públicas”.
Um estudo paralelo, divulgado nesta semana pelo Instituto Data Popular, apresentou mais exemplo das divisões raciais que continuam a assolar a sociedade brasileira. O grupo mais rico entre os brasileiros – a chamada “Classe A” – é formada por 82,3% de brancos, e apenas 17,7% de negros. Já a “Classe E” – a porção mais pobre da sociedade – conta com 76,6% de negros e 23,7% de brancos. O mesmo estudo mostrou que 31,3% da população branca do Brasil tinham planos de saúde privados. Entre os negros esse número é de apenas 15,2%.
Numa entrevista nesta semana, Ivone Caetano, uma famosa juíza negra do Rio de Janeiro, pintou um triste retrato da vida no país conhecido como “a nação arco-íris da América do Sul”. “No Brasil, todo negro será vítima de racismo, preconceito e discriminação, independentemente de sua posição”, diz ela. “Nosso preconceito é disfarçado e hipócrita”.
Uma reportagem televisiva sobre o censo, exibida pela TV Record definiu o aumento na população negra e mestiça do Brasil como “um sinal do crescente orgulho entre os descendentes de africanos”. A matéria foi realizada por um repórter e apresentada pelos dois âncoras do telejornal. Todos eles, brancos.
Fonte: The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação