Segundo o Le Monde.


Rede de relacionamentos deverá ter regras mais claras e se submeter a auditorias

O Federal Trade Commission (FTC), principal órgão regulador do comércio nos EUA, chegou a um acordo amigável com o Facebook para que a rede social faça mudanças com o objetivo de eliminar violações da vida privada. Em dezembro de 2009, várias associações de defesa de proteção à vida privada, como a Eletronic Privacy Information Center (EPiC), contataram as autoridades norte-americanas: o Facebook havia, na época, tornado público por engano numerosas informações pessoais sobre os perfis de seus usuários, como locais de residência.
O acordo, que não constitui nem uma condenação nem um reconhecimento de faltas contra a lei, prevê medidas relativamente pesadas.
Um consentimento explícito dos usuários: segundo os termos do acordo, o “consentimento explícito e afirmativo” dos usuários deverá ser recolhido antes de qualquer modificação que contradiga as preferências gerais da vida privada definidas por ele. Por exemplo, Facebook não poderá mais tornar um elemento do perfil acessível a todos se o usuário especificou desejar um perfil privado, a não ser que o usuário o autorize explicitamente.
Auditorias independentes durante 20 anos: Facebook se comprometeu a se submeter, a cada dois anos, a auditorias independentes sobre suas práticas de proteção da vida privada, durante um período de 20 anos.
Regras mais claras: A rede social deverá desenvolver regras de proteção à vida privada de seus usuários, tanto para os serviços existentes quanto para os novos, sem poder induzir o usuário ao erro. Google e o FTC haviam concluído um acordo semelhante em março, depois de uma investigação sobre o serviço Buzz, um motor de busca. Tal serviço, que tornava um grande número de informações públicas por defeito, ganhou muitas críticas antes que Google fizesse modificações urgentes. O gigante da Web teve que aceitar que auditorias de suas práticas em matéria de vida privada fossem efetuadas a cada dois anos durante 20 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação