FMI alerta para risco de ‘bolhas’ na China



O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira, 15, o seu primeiro relatório sobre o sistema financeiro da China. O principal alerta do fundo é sobre o risco de insolvência de empresas e governos locais chineses em caso de o crescimento do país continuar desacelerando e o preço dos imóveis continuar a cair.
Junto com o alerta sobre a explosão do crédito não regulado o FMI advertiu a China sobre a necessidade de reformas no sentido de reduzir a interferência governamental na atividade dos bancos, a fim de promover a aplicação de mecanismos de mercado e a boa governança.
‘Países de importância sistêmica’
“A estrutura existente permite uma economia e níveis de liquidez altos, mas também cria o risco de uma má alocação de capital e de uma formação de bolhas”, disse à AFP Jonathan Fiechter, vice-diretor do departamento de Mercados de Capitais e Monetários do FMI.
Ao todo o FMI publicou uma lista de 29 recomendações para melhorar o sistema financeiro chinês. A China é um dos 25 “países de importância sistêmica” que concordaram em se submeter a avaliações externas pelo menos uma vez a cada cinco anos.

Fonte: AFP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação