A Olho Nu...

Explosão estelar pode ser vista a olho nu em todo o mundo

Uma explosão de uma estrela no céu noturno, chamada de nova, está cativando astrônomos ao redor do mundo e agora está visível a olho nu.


A nova, chamada Nova Delphinus, foi descoberta na semana passada pelo astrônomo amador japonês Koichi Itagaki. Ele viu a nova em 14 de agosto, enquanto observava a constelação de Delphinus através de um telescópio.

Os astrônomos medem o brilho de objetos no céu noturno através da magnitude, no qual os objetos mais brilhantes recebem números mais baixos. Os números negativos denotam objetos extremamente brilhantes, tais como a lua.

Quando Nova Delphinus foi descoberta pela primeira vez, a sua magnitude foi estimada em cerca de 6,8. Isto colocou o brilho da nova em apenas alguns números a mais além do que pode ser visto a olho nu, que é designado como uma magnitude de 6,5. O objeto, no entanto, podia ser visto com lunetas ou binóculos.


Na sexta-feira, todavia, a situação mudou. A nova ganhou uma magnitude de 4,5, colocando-a ao alcance da observação a olho nu. Os astrônomos suspeitam que o brilho atual de Nova Delphinus é o nível máximo que ela vai chegar.

A nova, no entanto, é "difícil de ser vista a olho nu, a menos que você esteja em um céu muito escuro e limpo e saiba exatamente para onde olhar", disse o astrofotógrafo veterano John Chumack "Mas esta é uma nova muito brilhante, a maioria não fica acima da oitava magnitude."Space

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação