Os misteriosos relâmpagos vermelhos...

Novas fotos do indescritível relâmpago vermelho chamado "sprite" estão ajudando os pesquisadores a entender como ocorrem essas misteriosas explosões elétricas.


Sprites duram menos de um segundo enquanto dançam no topo das trovoadas. Os sprites vermelhos tomam muitas formas, e os pesquisadores ainda não sabem por quê. Como poucos sprites são vistos a partir do solo, graças a tempestades obscuras, os cientistas estão os caçando pelo ar.

Jason Ahrns registrou imagens impressionantes de sprites durante vários vôos sobre o Centro-Oeste dos EUA. Ahrns faz parte de uma equipe caçadora de sprites da Universidade do Alasca, EUA.

Sprites também podem afetar o clima, alterando as condições na atmosfera da Terra, mas os cientistas ainda não sabem a escala do efeito, Ahrns disse. "Nós não podemos responder a isso sem estudá-los."


Embora muitas questões permaneçam sem respostas sobre os sprites, alguns detalhes têm surgido desde a sua existência confirmada em 1989. Sprites se formam acima de tempestades, quando um raio de carga positiva sai do ar acima de uma nuvem de tempestade que é carregada negativamente. Cientistas acreditam que a cor avermelhada é resultado da interação entre partículas carregadas e o nitrogênio.

"Há cerca de um relâmpago positivo para cada 10 negativos", disse Ahrns. "A maioria das grandes tempestades provavelmente produzem alguns sprites. Eles são provavelmente mais comuns do que as pessoas pensam, eles são apenas muito difíceis de serem vistos, uma vez que estão acima das nuvens."

Sprites vermelhos podem atingir o espaço, até 96 quilômetros acima da Terra. Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional capturaram um sprite em 2012. Mechas vermelhas de um sprite também vão até a estratosfera, a cerca 25 a 32 quilômetros acima da superfície da Terra. [LiveScience, io9l

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação