De volta a pré-história


Os avanços na biotecnologia podem permitir aos cientistas trazer de volta animais extintos do planeta. Mas os críticos argumentam que a prática só prejudicaria os esforços de conservação ambiental, por ressuscitar criaturas que não poderiam sobreviver na natureza hoje.

Primeiro popularizado por Michael Crichton, em "Jurassic Park", o processo de "desextinção" tornou-se mais do que um conceito de ficção científica. Em 2003, biólogos trouxeram de volta um íbex-dos-pirenéus, fazendo um clone de tecidos congelados colhidos a partir do último exemplar do animal. O clone morreu poucos minutos após seu nascimento devido a uma deformidade no pulmão, mas a experiência provou que a desextinção é possível.

"Nós podemos usar algumas destas técnicas para realmente ajudar espécies ameaçadas de extinção", disse o ecologista Stanley Temple, da Universidade de Wisconsin-Madison.

Mamutes serão os próximos?

Outros cientistas sonham em trazer de volta um animal que vagueou pela Terra centenas de milhares de anos atrás: o mamute lanoso. Mamutes bem conservados foram descobertos na tundra siberiana contendo medula óssea, pele, cabelos e gordura. Se uma célula viva de mamute for encontrada, pode ser cultivada em um laboratório e induzida a formar um embrião. O embrião pode ser implantado para o parente vivo mais próximo dos mamutes, o elefante, que daria à luz um bebê mamute.

Encontrar uma célula viva de mamute é muito improvável. Mas o engenheiro biomédico sul-coreano espera encontrar apenas um núcleo da célula e produzir um clone dela, como a ovelha Dolly. O núcleo seria implantado em um óvulo de elefante, cujo núcleo seria removido. Mas isso não é uma tarefa fácil - ninguém ainda colheu com sucesso um óvulo de elefante.

Os desafios não são insignificantes. Mesmo se os pesquisadores conseguirem criar um mamute, um pombo passageiro ou outra criatura extinta, eles têm que sobreviver. Isto significa ter o direito alimentar e habitat, e iludir os predadores - especialmente os humanos.LiveScience

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação