Hemisférios Cerebrais e a formação da personalidade.

Personalidade de uma pessoa não é definida por hemisférios cerebrais


Resultados de um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA, indicam que não há nenhuma evidência para apoiar a teoria de que algumas pessoas são "do lado direito do cérebro", enquanto outras são "do lado esquerdo do cérebro", dando uma forma menos fácil de descartar a personalidade peculiar de alguém.

Nunca houve uma forte evidência para sustentar essa distinção, mas a teoria surgiu a partir da noção de que havia dois tipos de personalidade distintos, com base em qual hemisfério do cérebro é dominante. O lado mais ativo teria efeitos visíveis na personalidade e cognição. Pessoas "do lado direito" são supostamente mais criativas, com fortes poderes de concentração. As pessoas que são "do lado esquerdo do cérebro" são mais analíticas, lógicas e tendem a ser melhores com a linguagem.

Pesquisadores monitoraram exames cerebrais de ressonância magnética de 1.011 participantes, todos com idades entre 7 e 29 anos, e não detectaram nenhuma evidência que apoia a dominância de um hemisfério cerebral específico. Os pesquisadores, então, olharam para "cada par de 7.266 regiões que abrangem a matéria cinzenta". De acordo com o principal autor do estudo, Jared Nielsen:

"Nós simplesmente não conseguimos ver padrões onde toda a rede esquerda ou direita do cérebro é mais ativa do que em outra nos participantes. Isso significa que tipos de personalidade não têm nada a ver com um hemisfério ser mais ativo ou mais forte".

Certamente, algumas pessoas são mais criativas ou analíticas, mas isso não reflete na dominância cerebral, conclui Nielsen. [Gawker]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação