Mulheres podem fazer esperma e homens podem fazer ovos?

O que começou como uma investigação no desenvolvimento biológico de um camundongo tornou-se muito mais do que isso. O biólogo Katsuhiko Hayashi descobriu uma maneira de transformar células da pele de camundongos em células de esperma e ovos e usaram essas células modificadas para criar um camundongo bebê. A questão é, isso pode funcionar em seres humanos?


Desde outubro do ano passado, o biólogo molecular Katsuhiko Hayashi recebeu cerca de uma dúzia de e-mails de casais, a maioria deles de meia-idade, que estão desesperados por um bebê. Uma mulher inglesa na menopausa ofereceu-se para vir a seu laboratório na Universidade de Kyoto, no Japão, na esperança de que ele pudesse ajudá-la a conceber uma criança. "Esse é o meu único desejo", escreveu ela.

Os pedidos começaram a surgir depois de Hayashi publicar os resultados de um experimento. Com as células in vitro da pele dos ratos, ele criou células germinativas primordiais (PGCs), que podem desenvolver esperma e ovos. Para provar que estas versões crescidas em laboratório eram verdadeiramente semelhantes as PGCs naturais, ele as usou para criar os ovos, e depois usou os ovos para criar camundongos vivos. Ele chama os nascimentos de um mero "efeito colateral" da pesquisa, mas a experiência tornou-se muito mais do que isso, porque levantou a perspectiva da criação esperma a partir de células da pele de mulheres inférteis e também sugeriu que as células da pele dos homens poderiam ser usadas para criar ovos.

Apesar do caráter inovador da pesquisa, a atenção do público surpreendeu Hayashi e seu professor sênior, Mitinori Saitou. Eles passaram mais de uma década reunindo os detalhes sutis da produção de gametas de mamíferos e, em seguida, recriaram esse processo in vitro. Seu método agora permite aos pesquisadores criar PGCs ilimitados, que antes eram difíceis de obter, e este fornecimento regular de células preciosas ajudou a conduzir o estudo da reprodução dos mamíferos. Mas à medida que avançam com a transição cientificamente difícil de ratos a seres humanos, eles estão preparando o caminho para o futuro dos tratamentos de infertilidade e, talvez, até mesmo as experiências mais ousadas na reprodução. Cientistas e o público estão apenas começando a lidar com as questões éticas associadas.Scientific American

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação