A origem da vida...Você tem cara de marciano?

Novas evidências sugerem que a vida se originou em Marte


Novas evidências sugerem que a vida da Terra se originou em Marte e foi trazida a nosso planeta a bordo de um meteorito, segundo o bioquímico Steven Benner, do Instituto Westheimer de Ciência e Tecnologia, na Flórida, EUA.

Uma forma oxidada do elemento molibdênio, que pode ter sido crucial para a origem da vida, provavelmente estava disponível na superfície do planeta vermelho há muito tempo, mas indisponível na Terra, disse Benner.

"Somente quando o molibdênio torna-se altamente oxidado é que ele é capaz de influenciar a forma como a vida primitiva é formada", Benner disse em um comunicado. "Esta forma de molibdênio não poderia estar disponível na Terra quando o planeta era muito jovem, porque 3 bilhões de anos atrás, a superfície da Terra tinha muito pouco oxigênio, mas Marte não. É mais uma prova que apoia a tese de que a vida veio para a Terra a bordo de um meteorito marciano."

Os compostos orgânicos são os blocos de construção da vida, mas eles precisam de um pouco de ajuda para fazer as coisas acontecerem. Basta adicionar energia, como calor ou luz, e eles viram uma sopa de moléculas orgânicas, Benner disse.

"A análise de um meteorito marciano recentemente mostrou que havia boro em Marte, e nós agora acreditamos que a forma oxidada do molibdênio estava lá também", disse ele.

Outro ponto a favor da tese de que a vida surgiu em Marte é que a Terra primitiva estava completamente coberta por água, enquanto o antigo planeta vermelho tinha áreas secas substanciais, Benner disse. Um planeta coberto por líquido teria tornado difícil para o boro existir, que atualmente é encontrado apenas em locais extremamente secos.

Além disso, acrescentou Benner, a água é corrosiva para o RNA, que a maioria dos pesquisadores acredita que foi a primeira molécula genética (em vez do DNA, que veio mais tarde).

Nenhum organismo marciano nativo foi descoberto. Mas é possível que a vida em Marte - se é que já existiu - pode ter feito o seu caminho para a Terra em algum momento, muitos cientistas dizem.

"Se os nossos hipotéticos ancestrais marcianos tivessem permanecido em Marte, talvez não estivéssemos aqui hoje para contar a história.", concluiu Benner.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação