Nanopartículas...Você sabe o que significa isso?

Nanopartículas tóxicas podem entrar no corpo humano por meio de alimentos


Ao longo dos últimos anos, o uso de nanomateriais para tratamento de água, embalagem de alimentos, pesticidas, cosméticos e outras indústrias aumentou. Por exemplo, os agricultores utilizam nanopartículas de prata como um pesticida por causa da sua capacidade em suprimir o crescimento de organismos nocivos. No entanto, uma crescente preocupação é que essas partículas possam representar um risco potencial para a saúde dos seres humanos e para o meio ambiente. Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade de Missouri desenvolveram um método confiável para a detecção de nanopartículas de prata em produtos frescos e outros produtos alimentícios.

"Centenas de produtos no mercado são baseados na nanotecnologia", disse o cientista Mengshi Lin. "Esta é uma preocupação porque não sabemos a toxicidade das nanopartículas. Nosso objetivo é detectar, identificar e quantificar essas nanopartículas em alimentos e estudar sua toxicidade o mais rapidamente possível."

Lin e seus colegas estudaram os resíduos e penetração de nanopartículas de prata na casca da pera. Primeiro, os cientistas imergiram as frutas em uma solução de nanopartículas de prata semelhante à aplicação de pesticidas. As peras foram então foram lavadas e enxaguadas repetidamente. Os resultados mostraram que quatro dias após o processo, as nanopartículas de prata ainda estavam na casca da pera, e as partículas menores eram capazes de penetrar na casca e atingir a polpa da fruta.

Quando ingeridas, as nanopartículas passam para o sistema sanguíneo e linfático, circulando através do corpo e atingindo locais sensíveis, como o baço, o cérebro, o fígado e o coração.

A tendência crescente de usar outros tipos de nanopartículas revolucionou a indústria de alimentos, melhorando os sabores, mantendo os alimentos frescos por mais tempo e aumentando o brilho das cores dos alimentos. No entanto, os pesquisadores temem que o uso de nanopartículas de prata possa prejudicar o corpo humano.

"Este estudo fornece uma abordagem promissora para detectar a contaminação de nanopartículas de prata em culturas alimentares ou outros produtos agrícolas", concluiu Lin. [Phys.org]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação