Escritor por quê?

20 de Outubro é o dia do poeta.

Outra efeméride: outro texto de reflexão. Será que vou ficar preso às datas para escrever essas crônicas?

O texto da semana passada sobre meu professor de elétrica no Senai de Marabá alegrou-me, surpreendeu-me e deixou-me pensativo.
Foi o texto mais acessado e o que mais comentários teve até o momento no meu site. Isto sem contar os comentários que me enviaram por email.

Ex-alunos me encontraram e me escreveram, professores (alguns disseram que foi o único presente que receberam na data), colegas de SENAI também e o próprio mestre Honorato, através de sua filha, enviou-me uma mensagem.
Fiquei pensativo, pois estava acostumado a escrever e por à lume ficção. De repente, está lá no papel ou no ecrã, algo ontológico.
Se eu continuar essa linha, aqui vai outra crônica... então, paremos!

O texto desta vez é em virtude do dia do poeta (também comemorado em 14 de março), mas o texto versa sobre minha iniciação de leitor e de escritor de textos literários.

Novamente segue apenas o início do texto e o link para o texto todo.
Quem não se agradar do início não precisa ler o resto.
Quem se agradar dele todo, pode se sentir à vontade para republicar.

Escritor, por quê?

Em Como e porque sou romancista, José de Alencar tenta responder denotativamente a pergunta que tantas vezes se faz aos autores. A maioria dos escritores parece dar respostas metafóricas, poéticas, até românticas. Neste livro de seus livros, nosso arqui-romancista se pergunta se não teria sido a “leitura contínua e repetida de novelas e romances que primeiro [lhe] imprimiu no espírito” o desejo de ser escritor dessa forma literária de sua predileção.

Ora ou outra esbarro também na pergunta, embora eu seja um projeto de escritor.
Continua em http://abiliopacheco.com.br/2010/10/19/escritor-por-que/

Aproveito também para informar que a Revista Literária Eisfluências ISSN 2177-5761, ano II número VII está no ar - http://abiliopacheco.com.br/2010/10/16/eisfluencias-outubro-2010/.

Nela estão publicados dois continhos, um deles (Cotonete) é bem engraçado, ou melhor, minha intenção é que seja engraçado.

Abilio Pacheco
www.abiliopacheco.com.br
twitter: @pachecoabilio
também no orkut e no facebookuê? – 20 de outubro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação