Presidenciáveis

Aliados de Dilma lideram a maioria das disputas estaduais que restam


No horário eleitoral obrigatório, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, já se vangloria de ter o apoio de 11 dos 18 governadores eleitos no primeiro turno – embora os dois Estados com mais votantes, São Paulo e Minas Gerais, tenham dado vitórias a tucanos aliados de José Serra (PSDB). No segundo turno, a petista poderá somar seis apoiadores a suas fileiras e o rival, outros três, indicam as pesquisas.

A batalha mais acirrada é em Goiás, com leve favoritismo de Marconi Perillo, um dos principais desafetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e adversário de Iris Rezende (PMDB). A mais recente pesquisa Datafolha coloca o tucano com 48% e o peemedebista com 44% - dentro da margem de erro. No primeiro turno, o aliado de Serra teve quase 47% dos votos.

No campo pró-Dilma, o petista Agnelo Queiroz é o favorito nas eleições do Distrito Federal. Ele tem, diz o Datafolha, 53% das intenções de voto contra 31% de Weslian Roriz (PSC). No primeiro turno, quando o ex-ministro do Esporte ficou perto da vitória, Marina Silva (PV) venceu, deixando a candidata do PT em segundo lugar e o tucano em uma distante terceira posição.

A única disputa que opõe um tucano e uma petista é no Pará, onde a governadora Ana Júlia Carepa corre grande risco de perder o cargo para Simão Jatene. O aliado de serra tem 53% das intenções de voto, diz o Ibope, contra 36% da atual ocupante do cargo, que não subiu nas sondagens nem depois de visitas de Lula e Dilma a seu Estado.

O alagoano Teotônio Vilela Filho (PSDB) completa, ao lado de Marconi e de Jatene, a fileira de aliados de Serra favoritos nas eleições estaduais. Ele soma 48% contra 40% de Ronaldo Lessa (PDT), de acordo com pesquisa Ibope.

Além de Agnelo, Dilma tem aliados como favoritos em dois importantes colégios eleitorais nordestinos, Paraíba e Piauí. O paraibano Ricardo Coutinho (PSB) não é o maior entusiasta da petista na região, mas seu partido pertence à base de apoio da presidenciável. Pesquisa Ibope indica que ele tem 57% das intenções de voto contra 43% do governador e candidato à reeleição José Maranhão (PMDB).

No Piauí, o favoritismo é do governador e candidato à reeleição Wilson Martins (PSB). Alçado ao cargo pelo senador eleito Wellington Dias (PT), ele aparece com 55% das intenções de voto, afirma o instituto Data AZ, contra 45% do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB).

Em três Estados com eleitorado baixo, os favoritos também são aliados da petista. No Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) tem 53% contra 46% de Lucas Barreto (PTB), diz o Ibope. Em Rondônia, o mesmo instituto indica 58% para Confúcio Moura (PMDB) e 42% para o governador e candidato à reeleição João Cahulla (PPS). Em Roraima, Neudo Campos (PP) tem 55% contra 45% do governador Anchieta Júnior (PSDB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação