Na cidade Universitária

Bettina Ferro está a caminho da informatização

A população atendida pelo SUS será a principal beneficiada com a implementação da política.

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) recebeu visita de servidores do Ministério da Educação (MEC), que estiveram, no último dia 28, na instituição para verificar a estrutura do hospital, o qual está incluído no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). O AGHU é uma das etapas de melhoria dos processos dos hospitais e serve como sistema gerencial de informações e indicadores de desempenho que será disponibilizado em toda a rede de hospitais universitários pelo MEC. A ação faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Para implantar o novo sistema, o MEC vai garantir recursos para a estrutura na área de Tecnologia e Informação, e as universidades se comprometem com a parte de instalação das redes lógicas nas Unidades. A ferramenta web permite o acompanhamento a distância das atividades de gestão.

A informatização do Bettina terá vários módulos. Começará pelo cadastramento do paciente, seguido da internação e prescrição médica e hospitalar. Para o diretor geral do HUBFS, o professor doutor Murilo Morhy (foto à direita), a expectativa é grande e a intenção final é chegar ao prontuário eletrônico do paciente, abolindo o papel – o que beneficia ainda o meio ambiente. “Iniciaremos a construção de uma sala segura específica para informática sob supervisão do próprio setor, para receber os equipamentos encaminhados pelo MEC. Esperamos concluir a sala segura dentro de 30 dias, prazo estipulados pelo MEC, e aguardar os equipamentos".

Com isso, Morhy acredita que a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será a principal beneficiada. “A modernização do hospital deverá agilizar o atendimento aos usuários, diminuir a fila de espera e aumentar o faturamento do Bettina, dando maior transparência nas suas ações, tudo isso com especial apoio diretor da Reitoria da UFPA”, agradece.

Equipamentos – Para ajudar a implementar o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários, o HUBFS foi contemplado com 87 microcomputadores, em julho deste ano. Os recursos foram liberados e os equipamentos adquiridos por meio de pregão eletrônico nacional. A instalação dos equipamentos já é realidade e aquisição dos nobreaks também são providenciados e foram garantidos pela Reitoria da UFPA.

Fonte:ASCOM/HUBFS/UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação