Meio Ambiente

Acordo para proteger biodiversidade prevê 20 metas até 2020

NAGOYA, Japão (AFP) - Os 193 países-membros da Convenção para a Diversidade Biológica (CBD) adotaram,na ultima sexta-feira, em Nagoya (Japão), um plano estratégico, embora juridicamente não-vinculante, para a proteção ambiental, que propõe 20 metas até 2020.


Os pontos mais concretos do plano são os seguintess:

- Eliminação das "subvenções nefastas" ao meio ambiente
Até 2020, "as subvenções nefastas para a biodiversidade serão eliminadas, reduzidas progressivamente ou reformadas com a finalidade de reduzir ao mínimo ou de evitar os impactos negativos".

- Evitar a superexploração das reservas pesqueiras
Até 2020, "todas as reservas de peixes, intervebrados e plantas aquáticas serão administradas e coletadas de forma sustentável, legal e aplicando enfoques ecossistêmicos de forma a evitar a superexploração".

- Ampliar as áreas protegidas, em terra e no mar
Até 2020, "17% das superfícies terrestres e de águas internas (contra 13% atuais) e 10% das zonas marinhas e costeiras (1% atual) serão conservadas, através de administrações ecologicamente representativas e bem relacionadas com áreas protegidas de forma eficaz e sustentável".

- Restauração de, pelo menos, 15% dos ecossistemas degradados
Até 2020, "a capacidade de resiliência dos ecossistemas e a contribuição da diversidade biológica às reservas de carbono serão melhoradas, graças a medidas de conservação e restauração, compreendida a restauração de pelo menos 15% dos ecossistemas degradados, contribuindo assim para a atenuação das mudanças climáticas e a adaptação a elas, bem como na luta contra a desertificação".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação