Professores fazem protesto...

Professores protestam pela autonomia sindical

Professores universitários fizeram hoje (21) um protesto contra a interferência do governo nos sindicatos. O Ato, coordenado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), ocorreu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e teve a participação de representantes de entidades sindicais e de movimentos sociais. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, também esteve na manifestação.



Segundo o Andes-SN, desde maio uma nota técnica do Ministério do Trabalho e Emprego impede o sindicato de representar os professores do ensino superior de Santa Catarina. A presidente da entidade, Marina Barbosa, afirmou que o governo não poderia interferir na distribuição e participação dos sindicatos.



“O que está em discussão aqui é o direito de representação sindical, a liberdade e a autonomia. Não somos contra o governo conceder autorização para a abertura de novos sindicatos, isso é democrático e nós vamos disputar com essas instituições na base. Mas somos contra o governo impedir a atuação do nosso sindicato em Santa Catarina”, afirmou a presidente.



O ministro, Carlos Lupi, esteve na manifestação e disse que o ministério não interfere em disputas sindicais. O ministro pediu um tempo para a equipe técnica estudar e se for o caso e rever a nota. Carlos Lipi assumiu publicamente o compromisso de se reunir com os professores no dia 3 de novembro.



“Não tinha conhecimento dessa parte da nota. Vamos estudar e conversar sobre o que tem que ser feito. Não temos a intenção de proibir a atuação de nenhum sindicato. Isso é antidemocrático e também não interferimos em disputas entre as bases dos sindicatos”, disse.



O ministro ressaltou que existem divisões nos sindicatos e que muitas vezes uma única entidade não representa as demandas de toda categoria. No caso dos professores de ensino superior, segundo o ministro, além de Santa Catarina, professores da Bahia também entraram com pedido para a criação de um outro sindicato que os represente.



O Andes-SN foi fundado em 1981 como Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior. Em 1988, após a promulgação da Constituição Federal, passou a se chamar Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Atualmente a entidade tem mais de 70 mil professores filiados. (Agência Brasil)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação