Capitais testam vacina contra a dengue


Mosquito Aedes aegypti (Fonte: Reprodução/AFP)

Voluntários com idades entre 9 e 16 anos que moram em áreas expostas ao risco de transmissão de dengue em cinco capitais brasileiras estão participando de uma pesquisa cujo objetivo é testar em seres humanos uma vacina contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Enquanto dois terços dos voluntários residentes em Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória vão receber três doses da vacina, com intervalos de seis meses, o restante receberá doses de placebo, uma substância sem efeito. Os dados coletados serão analisados juntamente com os de outros países latino-americanos e asiáticos, que também sofrem com epidemias da dengue.

Comercialização
Casos de febre devem ser relatados aos pesquisadores, que querem descobrir quais crianças e adolescentes vão ter dengue ou não. Testes anteriores revelaram que a vacina, que visa os quatro tipos de vírus diferentes da dengue, vem se mostrando segura para a saúde. Caso seja aprovada, ela pode entrar no mercado em 2014.

Outros grupos de pesquisadores também vêm trabalhando em território nacional para criar uma vacina contra a dengue. É o caso do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação