Infraestrutura brasileira não agrada turistas que visitam o país


Praia e natureza ainda são os principais atrativos turísticos do país (Reprodução/Internet)

Uma pesquisa do Ministério do Turismo revelou que a hospitalidade do Brasil ainda precisa de ajustes. A estrutura básica para a recepção dos 5,1 milhões de turistas estrangeiros que vieram ao país em 2010 ainda é um problema. De acordo com a pesquisa, turistas de diferentes países colocaram a sinalização para visitantes, as rodovias e a internet entre os piores serviços avaliados.

Entre janeiro e outubro do ano passado, foram entrevistados 39 mil turistas. Os visitantes foram abordados em salas de embarque de 15 aeroportos internacionais e postos da Polícia Federal em 12 fronteiras terrestres.

Segundo dados coletados, as maiores satisfações dos turistas estão na hospitalidade (97,8% de bom e muito bom), gastronomia (95,5%) e alojamento (94%).

Já entre os itens que deixaram a desejar tem como primeira posição a sinalização para turistas (76,5%), seguido de telefonia e internet (73,8%) e rodovias (66%). Os visitantes também se mostraram insatisfeitos com os preços oferecidos (59,9%), porém, esse número varia conforme a cotação do dólar.

O apagão do setor de transportes aéreos, ocasionado pela alta da demanda nos últimos anos, não foi um transtorno significativo na vinda dos estrangeiros para o país. Os aeroportos tiveram aprovação de bom e muito bom por 81% dos entrevistados em 2010. Em 2004, quando a demanda interna era inferior a do ano passado, a taxa de aprovação foi de 85%.

A perspectiva do governo é de melhorar a infraestrutura para receber turistas até 2014, na Copa do Mundo. Cerca de 600 mil estrangeiros são esperados no país para o evento, um cenário bem diferente do atual, já que o esporte tem uma parcela pífia no interesse turístico internacional. Hoje, 1,7% dos estrangeiros visitam o Brasil motivados por eventos esportivos. A principal atração brasileira continua sendo a praia (60%), em seguida o turismo ambiental (26%).

Fonte: Folha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação