Taxa de desemprego de setembro é a menor desde 2002



O mês de setembro registrou a menor taxa de desemprego para o mês desde 2002. A taxa, divulgada nesta quinta-feira, 27, pelo IBGE, representou 6% da população economicamente ativa no conjunto das seis principais regiões metropolitanas do país. A porcentagem é a mesma registrada em agosto e julho e indica estabilidade do desemprego. No ano passado, a taxa chegou a 6,2%.
No entanto, o poder de compra dos trabalhadores teve perda de 1,8%. Medido pelo rendimento médio real habitual, a renda está em R$ 1.607, 60. A justificativa para a diminuição da renda está na inflação de 0,53% no mês, segundo o IPCA. Em comparação a 2010, o poder de compra dos trabalhadores ficou estável.
A massa de rendimento médio real habitual dos ocupados caiu 1,9% em relação a registrada em agosto, porém, em comparação ao ano passado, a massa teve crescimento de 1,4%.
Em setembro de 2011 a estimativa é que 22,7 milhões de pessoas estejam empregadas. Esse número não apresentou variação comparada a agosto. Em relação ao ano passado, o aumento foi de 1,7% o que representa a inclusão de 369 mil pessoas no mercado de trabalho em 1 ano.
A Pesquisa Mensal de Emprego é feita nas regiões metropolitanas de Recifem Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Fonte:O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação