APROVADO NA 'FASE 1'

Anticoncepcional masculino é aprovado em testes iniciais

Os testes da 'fase' 1 se mostraram promissores (Foto: Pixabay)

Pesquisadores da Universidade de Washington e da LA BioMed afirmaram na última terça-feira, 26, que a pílula anticoncepcional para homens passou nos testes iniciais de segurança humana.

A notícia foi dada durante a Endocrine 2019, uma conferência médica anual, realizada em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Assim como o anticoncepcional feminino, a pílula masculina também precisa ser tomada diariamente. A medicação contém hormônios desenvolvidos para impedir a produção de espermatozoides e está sendo testada pela Universidade de Washington e da LA BioMed.

Durante o anúncio do resultado foi ressaltado que a pílula masculina seria uma adição ao preservativo ou à vasectomia. Porém, participantes da conferência relataram que a medicação ainda pode demorar uma década para chegar ao mercado.

A pílula masculina começou a ser testada 60 anos após o lançamento do anticoncepcional feminino. A lentidão em criar esse tipo de medicação, segundo algumas pessoas, é devido à falta de vontade social e comercial de colocar em prática uma pílula masculina para evitar a natalidade.

Apesar disso, uma pesquisa sobre a opinião dos homens revelou que a maioria tomaria a medicação se ela estivesse disponível para o consumo.

Uma das preocupações é que a medicação influencie o desejo sexual nos homens, visto que novos espermatozoides são constantemente produzidos nos testículos e o bloqueio temporário da produção, sem efeitos colaterais, ainda é questionado.

Mesmo diante da incógnita, pesquisadores afirmaram que a pílula deve alcançar o objetivo sem influenciar na vida sexual dos homens, já que os testes da Fase 1 se mostraram promissores.

Segundo os pesquisadores, os efeitos colaterais são poucos e moderados. Cinco homens que participaram da Fase 1 afirmaram que sentiram uma diminuição moderada do desejo sexual e leve disfunção erétil, mas afirmaram que atividade sexual não diminuiu e nenhum deles interrompeu a medicação devido ao fato.

Para a professora Christina Wang, uma das médicas envolvidas na pesquisa, os resultados são promissores. Porém, ela se mantém cautelosa.

“Nossos resultados sugerem que esta pílula, que combina duas atividades hormonais em uma, diminuirá a produção de espermatozoides preservando a libido”, afirmou Wang.

Ainda são necessários outros testes para verificar se a pílula masculina também responde bem para o controle de natalidade.O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação