OLIMPÍADAS DE 2020

Robôs vão auxiliar deficientes nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A Toyota é uma das principais patrocinadoras das Olimpíadas e está fabricando os robôs (Foto: Divulgação/Toyota)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 mostraram à imprensa os protótipos dos robôs que serão usados ​​no Estádio Olímpico para ajudar os espectadores em cadeiras de rodas a se locomoverem.

O vice-diretor do comitê, Masaaki Komiya, destacou que o Japão desenvolveu uma tecnologia de ponta no campo da robótica e que os Jogos Olímpicos serão uma excelente oportunidade para divulgar essa tecnologia para pessoas dos mais diversos lugares do mundo.

Os robôs estão sendo fabricados por um dos principais patrocinadores dos Jogos, a Toyota Motor Corp. Funcionários da Toyota informaram que além dos robôs de ajuda a pessoas com deficiência, a empresa fornecerá mais cinco robôs de apoio.

A Panasonic Corp., outra importante patrocinadora dos Jogos, está desenvolvendo o Power Assist Suit, um suporte equipado com sensores que estimulam os músculos das costas e da área do quadril. Além de ajudar na locomoção de pessoas idosas, o equipamento permite que as pessoas carreguem suas bagagens ou outros objetos pesados com mais facilidade. A Panasonic entregará 20 equipamentos ao Comitê Organizador para serem usados ​​nas Olimpíadas.

Minoru Yamauchi, gerente geral do departamento de Robot Development da Toyota, disse que a empresa está diversificando suas atividades.

“Queremos fabricar robôs que possam ajudar as pessoas em suas tarefas cotidianas”, observou Yamauchi. “Com a ajuda dos robôs os espectadores em cadeiras de rodas poderão aproveitar os Jogos sem se preocuparem com a mobilidade.”

Yoshifumi Uchida, gerente geral do departamento Paraolímpico da Panasonic, disse que a tecnologia do Power Assist Suit foi desenvolvida em parte devido ao envelhecimento da população japonesa. Com uma locomoção melhor e mais força nos braços os idosos terão uma vida mais ativa.

O equipamento, disse Uchida, melhora o desempenho físico em cerca de 20%, permitindo, assim, que o usuário carregue mais peso e por períodos mais longos, sem um esforço adicional.Time

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação