ITÁLIA PAPA

Papa gera polêmica ao recusar o ‘beija-mão’

Ação acirrou o mal-estar entre a ala conservadora do Vaticano e o papa, que é considerado progressista (Foto: Calixto N. Llanes/Flickr)

O Papa Francisco está sendo duramente criticado por se recusar a receber o beija-mão após um encontro com fiéis em Loreto, cidade localizada a 280 quilômetros de Roma .

Um vídeo que circula na internet mostra os cumprimentos após a celebração feita na cidade. Ao receber os fiéis, Francisco retira a mão quando alguns tentam beijar o anel, que é o símbolo do poder papal. O gesto se repetiu inúmeras vezes. O pontífice se mostrou confortável apenas quando alguns jovens não realizaram essa reverência.

O Papa Francisco recebeu o anel quando foi escolhido como pontífice, há pouco mais de seis anos. Pela tradição, quando um papa é substituído, seu anel é derretido, e o ouro e outros materiais da joia são forjados em um novo anel, a ser usado pelo novo papa.

Ao ser elevado a pontífice, o Papa Francisco quebrou essa tradição, se tornando o primeiro a usar um anel de prata banhada a ouro, que não contém ouro e materiais do anel do papa anterior.

Os religiosos têm a tradição de beijar o Anel do Pescador, ato chamado de “baciamano”. Apesar de já estar enraizado na cultura católica, o vaticanista do jornal Italiano La Repubblica, Paolo Rodari, afirmou que o incômodo do Papa com a ação está ligado com a mistificação do cargo.

“O Papa não quer ser tratado como um rei. Seu gesto foi explicito nesse sentido”, afirmou Paolo.

A decisão de não receber o beija-mão segue a tendência do papa argentino à frente do Vaticano. Francisco afirmou seu objetivo em mudar a imagem e cultura da Igreja Católica, deixando sua relação próxima aos fiéis.

Em 2013, por exemplo,optou por utilizar ônibus ao invés de um dos carros disponíveis para se deslocar da Casa Santa Marta para a Capela Sistina. Francisco também não anda em carros blindados, limusines e até mesmo o papamóvel, alegando que não pode haver barreiras entre ele e os fiéis.

“Sempre digo de início que só viajarei se puder ter contato com as pessoas”, afirmou o papa em uma entrevista.

Francisco também promoveu mudanças internas para reduzir custos e acabar com algumas regalias, e solicitou que seus subordinados dentro do Vaticano não agissem como “príncipes”.

O papa tem sido alvo de ataques dentro e fora da igreja devido a sua agenda progressista. Ele também é acusado de desvirtuar dogmas de tradição católica.

Seu antecessor, o alemão Joseph Ratzinger, que renunciou em 2013 era extremamente apegado aos rituais do catolicismo clássico.

Até o momento, o Vaticano não se manifestou em relação ao ocorrido. O ex-porta-voz de Francisco, Federico Lombardi, afirmou que o pontífice prefere ser abraçado do que receber ao antigo beija-mão.

Papa visitará Moçambique, Ilhas Maurício e Madagascar

O Vaticano informou que o papa irá visitar as nações africanas entre os dias 4 e 10 de setembro deste ano. O pontífice irá visitar as três capitais dos três países (Maputo, Antananarivo e Port Louis).Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação