NEGÓCIOS CHOCOLATE

Italiana Illy compra a ‘Fantástica Fábrica de Chocolate

Prestat era conhecida como a fornecedora de trufas de chocolate do Palácio de Buckingham (Foto: Prestat/Facebook)

A Prestat, do Reino Unido, disse ser uma inspiração para o livro e filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Roald Dahl. Agora, a loja foi comprada pelo grupo italiano de alimentos Illy.

Riccardo Illy, presidente do Grupo Illy, a divisão da empresa familiar italiana que já é proprietária dos chocolates “Chocolatier Domori” e “Dammann Frères”, disse que vinha cortejando Prestat há dois anos.

“Enquanto Domori vai do feijão ao chocolate, o Prestat vai do chocolate às trufas. Está perfeitamente integrado”, disse Illy em uma entrevista. “Temos uma abordagem semelhante filosoficamente. Ambas as empresas estão procurando produzir e vender produtos super premium”, acrescentou. Embora o valor da aquisição não seja divulgado, a Domori registrou vendas de € 18,3 milhões no ano passado, das quais metade veio do chocolate. A Prestat faturou 7 milhões de libras em vendas no mesmo período.

A Domori deve obter lucro líquido este ano, disse Illy. Espera-se que a Prestat também retorne a lucrar. O plano é que o ex-proprietário da Prestat, Bill Keeling, permaneça como gerente. A loja histórica de Prestat em Piccadilly, Londres, também permanecerá dentro do negócio.

O acordo surge na medida em que a demanda dos consumidores por chocolate de luxo e alimentos em geral está em ascensão. Alguns banqueiros também anteciparam um aumento nas aquisições de empresas do Reino Unido como consequência do enfraquecimento da libra por causa do Brexit.

Illy disse estar convencido de que queria Prestat por causa da “perfeita integração com Domori”. “Mas digamos que a boa situação que encontramos com a baixa libra agora está nos dando o empurrão final”, acrescentou. A Prestat se beneficiaria da Domori como fonte de cacau “aromático” Criollo, considerado a melhor qualidade para a fabricação de chocolate, disse Illy. “Haverá uma melhoria adicional na qualidade da Prestat”, acrescentou ele.

O acordo também dará à Illy melhor distribuição para seus produtos através da rede de vendas da Prestat no Reino Unido, EUA e Austrália. O movimento ecoa a aquisição da Thorntons pela Ferrero, a proprietária italiana da Nutella, em 2015, por £ 112m. Esse acordo deu a Ferrero distribuição mais ampla do Reino Unido para o seu chocolate Kinder.

A Illy foi fundada na cidade de Trieste, no norte da Itália, em 1933, e permanece decididamente familiar, embora tenha firmado um acordo no ano passado para firmar parceria com a multinacional JAB para produzir cápsulas de caféy.

Riccardo Illy disse que o objetivo de longo prazo é que o Gruppo Illy, que inclui empresas de chocolate, chá, geleias e vinhos, aumente os 200 milhões de euro de receita e depois reinvista para expandir ainda mais para os vinhedos. Atualmente, Illy é dona da vinícola toscana Mastrojanni. “O setor de vinho tem um enorme potencial, mas é de capital intensivo”, disse ele.Financial Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação