EUA DOCUMENTOS SECRETOS

EUA divulgam milhares de arquivos sobre morte de Kennedy

Kennedy momentos antes de ser assassinado em 22 de novembro de 1963 (Fonte: Reprodução/Reuters)

O governo do presidente Donald Trump liberou na ultima quinta-feira, 26, a divulgação de arquivos confidenciais sobre o assassinato do presidente americano John F. Kennedy, em 22 de novembro de 1963.

A Casa Branca informou que vai liberar 2.891 arquivos e manter em sigilo cerca de 200 por, pelo menos, seis meses.

De acordo com o jornal New York Times, Trump concordou em adiar a divulgação de alguns documentos a pedido da CIA e do FBI, que querem fazer novas análises à procura de informações “sensíveis”.

Acredita-se que os documentos podem revelar novos detalhes sobre a morte de Kennedy. O episódio se tornou alvo de inúmeras teorias da conspiração.

Em comunicado oficial, o governo americano ressaltou que não vai liberar documentos que possam prejudicar a segurança nacional ou relações internacionais. Após novas análises, os arquivos ainda confidenciais serão divulgados em 26 de abril de 2018.

A divulgação dos documentos havia sido anunciada por Donald Trump no último final de semana.

John F. Kennedy foi morto a tiros quando tinha 46 anos. O episódio é um momento importante na história dos EUA. Até hoje Kennedy é um dos presidentes americanos mais admirados. Investigadores concluíram que ele foi assassinado por um ex-atirador de elite da Marinha, que agiu por conta própria. Há, no entanto, inúmeras especulações em torno da morte de Kennedy, com centenas de livros e filmes dando força a teorias da conspiração.New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação