DOENÇA MISTERIOSA

A misteriosa doença que ‘desliga’ crianças

As crianças afetadas param de se mexer, de se alimentar e até mesmo de abrir os olhos (Foto: BBC)

Uma doença misteriosa está atingindo crianças na Suécia. A Síndrome de Resignação, geralmente, afeta crianças que passaram por episódios de violência extrema, ou cujas famílias fugiram de ambientes perigosos. Todas as vítimas são crianças solicitantes de asilo ou refugiadas. A doença que já ocorre no país há quase 20 anos faz com que as crianças simplesmente “desliguem”. Elas param de se mexer, de se alimentar e, em alguns casos, até mesmo de abrir os olhos.

Profissionais de saúde acreditam que o trauma é o responsável pela enfermidade. O primeiro registro ocorreu nos anos 1990. Entre 2003 e 2005, foram mais de 400 casos. Num país em que, segundo o censo de 2010, 15% da população é imigrante, a doença virou uma questão política devido ao debate sobre a imigração. Na última década, entretanto, o número diminuiu. Entre 2015 e 2016, foram 169 casos.

A doença parece afetar crianças como as provenientes da antiga União Soviética, dos Balcãs, crianças ciganas e, mais recentemente, yazidis. Várias condições parecidas já foram observadas antes, como entre os sobreviventes de campos de concentração nazistas.

Em Solsidan, um abrigo para crianças com problemas no país, crianças com Síndrome de Resignação já foram curadas. “A criança percebe que ‘minha mãe não pode tomar conta de mim’. E perde a esperança porque sabem que são totalmente dependentes dos pais. Quando isso acontece, para onde a criança pode ir – ou a quem pode recorrer?”, explica Annica Carlshamre, assistente social do abrigo. Como a conexão familiar precisa ser reconstruída, o primeiro passo no abrigo é separar as crianças dos pais.

“Mantemos a família informada sobre o progresso, mas não deixamos que fale com as crianças, porque elas precisam depender dos nossos funcionários. Ao separarmos as crianças, leva apenas alguns dias até vermos os primeiros sinais de melhora”, diz Carlshamre.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação