NA CIDADE UNIVERSITÁRIA - OUT 6



O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, vem a Belém nesta sexta-feira, 20, para uma série de inaugurações nos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que formam Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Ebserh, sob a gestão do médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim. O Bloco cirúrgico do HUJBB e a recepção das unidades de Oftalmologia e Otorrinolaringologia do HUBFS são alguns dos espaços inaugurados com a presença do gestor nacional das instituições hospitalares e do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho. Orçamento financeiro, infraestrutura e recursos humanos são alguns dos assuntos discutidos no encontro.

A primeira visita de Kleber Morais é no Barros Barreto, das 11h30 às 14h, para a inauguração do novo centro de cirurgia, reestruturado com quatro salas de cirurgias, duas de recuperação pós-anestésico, farmácia satélite e sala da patologia para exame de congelação. Segundo a gerente administrativa do Complexo, Ivana Sousa, no local os profissionais contam com áreas comuns, como sala de repouso para a equipe de plantão, secretaria, recepção, copa, sala de utilidades, posto de enfermagem, vestiários e banheiros masculino e feminina, funcionando com um sistema de refrigeração com fluxo laminar. Para atingir toda essa estrutura, foram investidos cerca de R$ 1 milhão, recursos originados do Ministério da Saúde, da Educação (MEC), Ebserh e UFPA.

Com a conclusão do novo bloco cirúrgico a tendência, pelo menos, é duplicar o número da realização de procedimentos: cirurgia geral, do aparelho digestivo, da cabeça e pescoço, urologia, torácica, vascular e pediátrica, uma média de oito por dia e seis no final de semana, entre pequenas cirurgias de urgência e emergência da demanda interna. "O centro cirúrgico atual dispõe duas salas e fazemos uma média diária de oito cirurgias, então com quatro salas, no mínimo, duplicaremos o nosso serviço", enfatiza chefe da Unidade de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, Geraldo Ishak.

Revitalização – No período da tarde, o presidente da Ebserh participa da inauguração das novas instalações das alas A, B e C do HUBFS, contabilizando investimentos de R$ 32 mil, conseguidos por meio de doações, para a revitalização e ambientação da recepção das unidades de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.

Na opinião do superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Paulo Amorim, as inaugurações dos espaços representam que a atual gestão vem trabalhando para oferecer à população um ambiente hospitalar humanizado e garantir aos seus profissionais as melhores condições de trabalho, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). "Esperamos fazer ainda mais, visando em 2018 o início da reforma da Pediatria do Barros, temporariamente funcionando no terceiro andar, e do Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo IV, na área localizada ao lado do Bettina", informa.





Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação