REDUÇÃO DA DESIGUALDADE

Ideias para estimular a economia em regiões pobres

Países ricos estão evitando os mais pobres, e isso traz sérias consequências (Foto: Flickr/ota_photos)

O populismo ainda não chegou ao seu auge. Tal fato ficou claro nas recentes eleições da Alemanha, onde partidos anti-imigrantes e anti-globalização tiveram um resultado expressivo. Também nos Estados Unidos, onde Donald Trump aposta em ações satisfazer sua raivosa base, sendo a mais recente delas um plano para o Nafta que tem mais chances de afundar o bloco do que reformulá-lo.

As soluções propostas por essa ideologia não funcionam. Acabar com o Nafta vai afetar de forma desproporcional a classe operária, que representa parte da base de Trump. Enrijecer políticas contra imigrantes não vai beneficiar a economia alemã. Apesar disso, a natureza danosa das políticas populistas é ofuscada por seu viés apelativo.

A teoria econômica sugere que as desigualdades econômicas regionais diminuem à medida que regiões mais pobres (e mais baratas de se produzir) atraem investimentos que as fazem crescer mais rápido que as regiões mais ricas. Essa teoria resistiu durante o século XX. Mas não mais. Países ricos estão evitando os mais pobres, e isso traz sérias consequências. As oportunidades, agora, são limitadas para aqueles que estão em regiões mais pobres, e a economia em geral sofre.

Essa mudança é resultado de grandes forças. Na economia moderna, a escala é cada vez mais importante. Empresas com grandes reservas de dados podem operar de forma melhor e mais eficiente. Redes sociais com o maior número de usuários são as que fazem mais sucesso. A bolsa de valores com maior número de investidores é a melhor para levantar capital.

Para os políticos, o melhor a fazer é manter o foco em acelerar a difusão de novas tecnologias e de práticas comerciais provenientes de regiões com alto desempenho econômico. Estimular a política de concorrência também seria benéfico, pois reduz a concentração industrial, algo que ceifa a economia de dinamismo.

Outro passo importante seria ampliar a missão das universidades. No século XIX, os EUA criaram muitas universidades públicas destinadas a ensinar boas práticas de agricultura e gerenciamento de fábricas em pequenas cidades e áreas rurais. As instituições poderiam desempenhar novamente esse papel, desta vez com foco em novas tecnologias.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação