'PORTÕES DE PEDRA'

Arqueólogo detecta misteriosas estruturas de pedra na Arábia Saudita

Imagens dos portões no Google Earth (Foto: Google Earth)

O arqueólogo David Kennedy, professor da Universidade de Oxford, descobriu cerca de 400 misteriosas estruturas de pedra, similares a muros, em antigas cúpulas de lava localizadas em Harrat Khaybar, uma região vulcânica da Arábia Saudita.

A descoberta foi feita via satélite, através da ferramenta Google Earth, e estima-se que as estruturas tenham mais de 9 mil anos. O estudo será publicado no Arabian Archaeology and Epigraphy.

Os muros encontrados em Harrat Khaybar são similares a outros encontrados no Oriente Médio, que foram apelidados de “portões”, por conta de sua aparência vista de cima.

Os portões encontrados por Kennedy variam muito de tamanho. O portão menor tem cerca de 13 metros de comprimento, enquanto o maior tem 518 metros, e muitos deles incluem várias paredes de pedra que formam um desenho retangular, enquanto outras têm a forma da letra “I”.

Segundo Kennedy, no momento é impossível precisar quando os portões foram construídos. No entanto, ele acredita que as estruturas são as mais antigas já feitas pelo ser humano. “Os portões são encontrados, quase exclusivamente, em campos de lava sombrios e inóspitos, com pouca água ou vegetação, aparentemente, locais entre os mais desagradáveis para a nossa espécie”, escreve Kennedy, frisando que a paisagem era ainda mais difícil para os seres humanos há milhares de anos.Independent

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação