CENTENÁRIO

Em mensagem nas redes sociais, Lula diz que Mandela é exemplo para o Brasil

Imagem de arquivo de 2013 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Johannesburgo, durante evento em memória de Nelson Mandela, falecido cinco dias antes. EFE/Jordi Matas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou nesta quarta-feira, em mensagens publicadas pelos assessores nas redes sociais, o ex-líder sul-africano Nelson Mandela, que completaria cem anos nesta data, coincidentemente a mesma em que Lula chega a cem dias de prisão.

Como exemplos a serem seguidos pelo Brasil, Lula ressaltou a "lição de luta" e a "perseverança" de Mandela, que morreu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos.

"A sua lição de luta, perseverança e que o perdão pode curar os ódios de uma nação dividida são importantes no Brasil de hoje, onde o racismo ainda é muito forte e onde querem reconstruir um apartheid social que lutamos tanto para diminuir", afirmou o ex-mandatário.

A equipe de Lula publicou nas redes sociais várias fotos do ex-presidente ao lado de Mandela, que passou 27 anos na prisão após ser condenado por alta traição.

O Partido dos Trabalhadores (PT) convocou manifestações em diversas cidades do Brasil nesta quarta-feira para comemorar o centenário de Mandela e lembrar os cem dias de Lula na prisão.

"Cem anos de Nelson Mandela. Cem dias da prisão política de Lula. Dois líderes que sempre lutaram pelo povo brasileiro", ressaltou o PT nas redes sociais, que em vídeo comparou a perseguição sofrida por Mandela com a situação do ex-chefe de Estado brasileiro.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação