SUÍÇA AMÉRICA LATINA

Ministro suíço de Finanças visita Argentina e Brasil

Ueli Maurer em foto de abril de 2018. EPA/SALVATORE DI NOLFI

O ministro de Finanças da Suíça, Ueli Maurer, realizará a partir de quarta-feira uma visita de trabalho de quatro dias à Argentina e ao Brasil, acompanhado de representantes do setor financeiro suíço.

Na capital argentina, a autoridade da Suíça também participará no dia 20 da reunião de ministros de Finanças do G20.

Neste país, também estará presente o presidente do Banco Central da Suíça, Thomas Jordan, além do secretário de Estado para Assuntos Financeiros Internacionais, Jörg Gasser, que depois viajará com o ministro ao Brasil, indicou o Governo suíço em comunicado.

De maneira geral, o Ministério de Finanças suíço indicou que nas reuniões serão abordados os temas bilaterais pendentes e questões fiscais, assim como a cooperação bilateral na área de serviços financeiros.

No Brasil, Maurer assistirá à cerimônia de assinatura de um protocolo de entendimento sobre a cooperação no setor das novas tecnologias financeiras (Fintech).

O Brasil é o parceiro comercial mais importante para a Suíça na América do Sul e no país serão discutidas, de forma prioritária, as oportunidades e riscos para os investimentos e temas de acesso ao mercado.

Outra questão que faz parte da agenda de discussão será a aplicação dos tratados bilaterais de dupla imposição que foram assinados em maio.

O Brasil foi destino de cerca de 35% de exportações da Suíça à América Latina em 2017, o que representou uma baixa de aproximadamente 5% com relação a 2010, segundo informação coletada pela Administração Federal Aduaneira e facilitada à imprensa pelo Ministério de Finanças.

O segundo parceiro para o setor exportador na região é o México, para onde se dirigem mais de 20% de suas vendas, seguido da Argentina, com cerca de 13%, com uma tendência clara ao crescimento desde 2010.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação