DESCOBERTA MAR NEGRO

Navio de 2.400 anos é encontrado no fundo do Mar Negro

Com 23 metros de comprimento, o navio foi encontrado na costa da Bulgária (Foto: Black Sea MAP/EEF Expeditions)

Arqueólogos encontraram no Mar Negro o que parece ser o mais antigo naufrágio do mundo. Trata-se de um navio mercante, encontrado a mais de 2 mil metros de profundidade, na costa da Bulgária – a 80 km da cidade búlgara de Burgas.

Acredita-se que o navio mercante era utilizado para fazer o trajeto entre colônias gregas e mediterrâneas, através do Mar Negro. Com 23 metros de comprimento, o navio foi encontrado a mais de 2 mil metros de profundidade, com leme, bancos e até partes do porão praticamente intactos. Isso porque em regiões profundas o oxigênio é mínimo, o que preserva materiais orgânicos.

A descoberta faz parte do Projeto Arqueológico Marítimo do Mar Negro, que, nos últimos três anos, já descobriu outros 67 navios naufragados na região.

“A descoberta de um navio do mundo Clássico, que sobreviveu intacto, a mais de 2 mil metros de profundidade, é algo que eu jamais teria acreditado ser possível. Isso vai mudar nosso entendimento sobre a construção de navios e a navegação na antiguidade”, disse o principal pesquisador do projeto, Jon Adams, professor da Universidade de Southampton, na Inglaterra.

A equipe do projeto acredita que o navio encontrado fazia o tipo de rota comercial representada no vaso Siren, um vaso da Grécia antiga que hoje compõe a coleção do Museu Britânico, no Reino Unido. Datado de 480 a.C, o vaso conta com uma ilustração que retrata o herói de Homero, Ulisses, amarrado ao mastro de um navio, enquanto é transportado por uma região habitada por três ninfas marítimas.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação