FRANÇA EDUCAÇÃO

Estudante causa indignação na França ao usar pistola para ameaçar professora

EFE/Bernardo Rodriguez

As imagens difundidas através das redes sociais neste fim de semana de um estudante de ensino médio empunhando uma pistola falsa para ameaçar uma professora, exigindo que ela cancelasse uma falta, escandalizaram a França.

O vídeo, gravado com um telefone celular por outros estudantes, mostra como o aluno, de 16 anos, aponta a arma para a professora enquanto exige que ela apague seu nome da lista de ausentes da aula, depois que ele chegou atrasado.

O episódio aconteceu na quinta-feira em um instituto de Créteil, nos arredores de Paris, que apresentou uma denúncia à polícia no dia seguinte, alegando que a professora não sabia que se tratava de uma arma falsa.

Apesar disso, a professora não atendeu à exigência do aluno, mas alguns de seus colegas indicaram a veículos de imprensa locais que ela ficou abalada com incidente.

A polícia abriu uma investigação e tanto o jovem como outro estudante, também de 16 anos, que emprestou a arma ao primeiro e aparece brevemente na gravação com o rosto escondido fazendo gestos ofensivos, foram detidos imediatamente.

O segundo foi interrogado e liberado, enquanto o primeiro será apresentado a um juiz de menores nas próximas horas.

As imagens provocaram grande repercussão na França, até o ponto de o presidente do país, Emmanuel Macron, ter utilizado na noite deste sábado o seu perfil oficial no Twitter para condenar o ocorrido.

"Ameaçar um professor é inaceitável. Pedi aos ministros de Educação e de Interior que tomem todas as medidas necessárias para que estes fatos sejam punidos e definitivamente banidos de nossas escolas", escreveu Macron.

A reação, no entanto, foi alvo de críticas da oposição, em particular da direita e da extrema-direita, que exigem mais firmeza no combate à violência juvenil.

O presidente do Senado, o conservador Gérard Larcher, afirmou à emissora "BFMTV" que "problemas deste tipo não se resolvem com um tweet" e exigiu mudanças na legislação relativa aos crimes cometidos por menores de idade.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação