GREVE CAMINHONEIROS

Caminhoneiros devem iniciar nova greve nesta segunda-feira

(Rogério Marques/Futura Press)

Caminhoneiros do país devem iniciar nesta segunda-feira, 29, uma nova greve. De acordo com a revista Exame, a paralisação, que começará em Goiás, tem como motivo o descumprimento da tabela do piso mínimo do frete. Os motoristas afirmam que as empresas transportadoras estão pagando valores abaixo da tabela. Segundo os profissionais, quem não aceita o pagamento menor é “perseguido” pelos patrões.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indica que está fiscalizando o setor e que, caso detecte que a contratação está abaixo do preço mínimo, notifica a empresa. Por enquanto, não é possível aplicar multas em quem descumpre o frete, já que as penas ainda não foram determinadas. A tabela dos fretes atual é provisória. Elaborada no fim da greve dos caminhoneiros, ela deve valer até o início do ano que vem.

Greve parou o país
A greve do caminhoneiros ocorrida em maio trouxe prejuízos a diversos setores no país. Houve uma queda de 1,4% no setor de transportes, redução de 5,5% nas exportações e 1,8% nos investimentos do país. As perdas influenciaram até o crescimento do Produto Interno Bruto, o PIB. Dados divulgados pelo Ministério da Fazenda apontam que haverá uma perda de 1,2% no PIB.

Nova paralisação
A nova paralisação dos caminhoneiros deve começar como uma “fiscalização informal”, com o bloqueio de pistas e de entradas de fábricas.
Yahoo Finanças

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação