Bóson de Higgs...Partícula de Deus.

Físicos de partículas dos Estados Unidos temem ficar para trás


AFP
Tevatron: acelerador de partículas americano que foi aposentado em 2011

Após aposentar seu acelerador de partículas e ver a Europa descobrir a partícula de Deus, país avalia as possibilidades para continuar na vanguarda da pesquisa científica será que os dias de glória da física americana ficaram para trás?

Em uma manhã de domingo no início de janeiro, cerca de duas dúzias de renomados físicos se reuniram a portas fechadas no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), supostamente para falar sobre quem deve ser o próximo diretor do Laboratório Nacional Acelerador Fermi, o Fermilab, principal laboratório de alta energia do país. Eles, na verdade, acabaram por refletir sobre a situação atual de sua profissão.

Os físicos americanos não estavam exatamente à margem em julho do ano passado, quando a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, o Cern, anunciou a provável descoberta do tão procurado Bóson de Higgs , a chave para compreender a origem da massa e da vida no universo.

Os Estados Unidos contribuíram com 531 milhões de dólares para construir e equipar o Grande Colisor de Hádrons, a máquina europeia de bilhões de dólares com a qual a descoberta foi feita. Cerca de 1.200 americanos trabalham no Cern, incluindo Joe Incandela, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, que liderou uma das duas equipes que fizeram o anúncio da descoberta em julho.US

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação