Na Cidade Universitária 06



Enquanto isso!...No Bettina Ferro é correr pra galera!


Projeto auxilia pacientes com distúrbios alimentares

Há nove anos, o Serviço de Nutrição do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) mantém o Projeto Multiprofissional aos Pacientes com Distúrbios Nutricionais do HUBFS e conseguiu renovação junto a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade para beneficiar pessoas que sofrem de baixo-peso, sobrepeso e obesidade. O projeto visa recuperar o estado nutricional adequado para os atendidos devolvendo a qualidade de vida e, atualmente, atende cerca de dezesseis pessoas por mês, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A nutricionista Janete Conceição explicou que a equipe procura focar-se na individualidade de seus pacientes procurando tratar seu quadro de saúde de forma mais específica. “Preenchemos uma ficha com os dados do paciente, tiramos as medidas e damos uma orientação de acordo com a análise da alimentação dele. Criamos uma dieta em relação às calorias necessárias, além de informarmos sobre uma alimentação mais saudável’’, disse. Além da nutricionista, a equipe é formada pela assistente social Francisca de Lima, a cardiologista Carmem Leite e a psicóloga Eliana Souza, além de duas bolsistas do curso de nutrição da UFPA.

Aline Almeida, residente do bairro Condor, é atendida no projeto desde janeiro deste ano. Para ela, o atendimento proporcionou melhoria em seus hábitos, ajudando no cotidiano. “Antigamente eu tinha receio de nutricionistas que traziam com dietas prontas e fora da minha capacidade aquisitiva. Comecei a ter maior preocupação com meus horários e com a qualidade da minha alimentação desde que percebi que minha saúde estava sendo afetada. Após começar meu tratamento no serviço, minha rotina melhorou e sei que com a ajuda do projeto terei ótimos resultados”, falou.

IMC – O Índice de Massa Corpóreo (ICM) é utilizado para determinar o peso ideal para cada indivíduo, dentro de um padrão saudável. Segundo Janete, devido à má alimentação, rotinas estressantes ou patologias, a pessoa pode desenvolver um sobrepeso ou obesidade. “Muitos pacientes apresentam maus hábitos alimentares e outros têm gastrite, diabetes e outras patologias. Deve haver um apanhado do cotidiano do paciente trazendo a dieta para dentro de sua realidade’’, orientou a nutricionista.
Serviço - Para participar, o paciente deve ser encaminhado para o hospital pela Unidade Básica de Saúde. Se já for usuário do HUBFS, pode vir direto ao Serviço de Nutrição do Bettina. O projeto atende nas terças e quintas-feiras, das 14h às 18h. O Hospital Bettina fica na UFPA - rua Augusto Corrêa, nº. 1, Campus Universitário Guamá, Belém.

Cleide Magalhães
Jornalista - DRT/ PA 1563
Ascom/HUBFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação