Que descanse em paz.

Venezuelanos invadem ruas para cortejo do caixão de Chávez até museu


AP
Caixão com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é carregado no início de procissão até museu militar em Caracas

O corpo de Chávez é levado por cerca de 20 quilômetros pelas ruas de Caracas, desde uma academia do Exército até um museu militar em uma colina onde o ex-soldado lançou sua carreira política com um golpe frustrado em 1992. Um funeral de Estado foi feito há uma semana.

Os eventos de sexta foram o ápice de dez dias de luto oficial na nação sul-americana, liderada durante 14 anos pelo presidente socialista até a morte dele, vítima de câncer .

"Você é um gigante... voe alto e forte, nós cuidaremos de sua pátria e defenderemos seu legado", disse sua filha María Gabriela em uma cerimônia religiosa antes do início da procissão.

Apesar de o objetivo da procissão seja colocar o corpo no museu localizado à beira do bairro populoso de 23 de Janeiro - notavelmente, a região mais militantemente pró-Chávez na Venezuela -, ainda restam dúvidas sobre o local final para seu descanso.

O governo queria embalsamar Chávez "pela eternidade", ao estilo dos líderes soviéticos Lênin e Stálin e do chinês Mao. Mas, constrangedoramente para a Venezuela, autoridades disseram que o processo foi iniciado tarde demais e pode não ser possível.

O Parlamento deveria debater uma moção nesta semana para uma emenda na Constituição para que o corpo de Chávez fosse colocado no Panteão Nacional, perto dos restos mortais de seu ídolo, o herói da independência sul-americana Simon Bolívar. A Constituição, porém, estabelece que a honraria só pode ser concedida para líderes 25 anos após sua morte.

Mas o debate foi adiado em meio a conversas de que o corpo de Chávez pode ser levado para sua cidade-natal, Sabaneta, nos "llanos" (ou planícies) venezuelanos, cumprindo seu desejo de descansar ao lado da avó que o criou em uma casa de chão de barro.

Multidões de "chavistas" encheram as ruas para a procissão desta sexta. Alguns usavam bandanas com o nome do presidente interino Nicolás Maduro , nomeado por Chávez como seu sucessor. Ele é o favorito para as eleições de 14 de abril.Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação