Revelações de Francisco o Papa.

Papa revela que bispo emérito de SP influenciou na escolha do nome Francisco


Papa Francisco durante discurso à imprensa (Foto: AP)

Cidade do Vaticano, 16 mar (EFE).- O papa Francisco explicou beste sábado, em discurso à imprensa internacional na Sala Paulo XVI do Vaticano, os motivos da escolha de seu nome como pontífice e revelou que uma conversa com o arcebispo emérito de São Paulo Cláudio Hummes durante o conclave o influenciou.

"Durante minha escolha, tinha junto a mim o arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, o cardeal Cláudio Hummes, um grande amigo, que quando a coisa começou a ficar perigosa, ele me acalmou. Quando os votos chegaram a dois terços e os cardeais aplaudiram, ele me abraçou, me beijou e me disse: 'não se esqueça dos pobres'".

O pontífice afirmou que o pedido de Hummes entrou em sua mente e então pensou em São Francisco de Assis e também nas guerras e não teve dúvida que escolheria o nome "desse santo da pobreza e da paz e que ama e protege a criatura".

O religioso também relatou entre risos algumas lembranças do conclave ao explicar que alguns dos cardeais lhe pediram que se chamasse Adriano, em homenagem a Adriano VI, conhecido como o "reformista", e que inclusive lhe propuseram o nome de Clemente XV para "se vingar" de Clemente XIV, que suprimiu a ordem dos jesuítas. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação