Prêmio Nobel.

Cresce o número de prêmios para cientistas e engenheiros


A.M. Turing Award é o sonho dos cientistas da computação (Reprodução/Internet)

Uma vez ao ano, em 10 de dezembro, Estocolmo sedia a cerimônia dos prêmios Nobel. Trata-se de uma grande festa: a cerimônia de casaca em si, com direito a orquestra, acontece na sala de concerto da cidade e é transmitida ao vivo pela televisão.

Embora a fama dos Nobel faça uma ótima publicidade dos campos contemplados química, física e fisiologia ou medicina, sem esquecer as disciplinas menos científicas da literatura, economia e paz eles ignoram setores enormes das ciências. Isso gerou uma proliferação de prêmios similares para outras áreas, muitos dos quais não escondem seu desejo de imitar o Nobel.

O prêmio Rainha Elizabeth para engenharia, um prêmio novo em folha, é uma tentativa consciente de criar o mesmo tipo de atrativo para a engenharia, que há muito tempo se preocupa com o fato de que é um pouco vista como uma prima pobre das outras ciências mais acadêmicas. A pompa e circunstância à la Suécia virá em 25 de junho, quando a rainha receberá os vencedores no palácio de Buckingham.

Os cientistas da computação sonham com o A.M. Turing Award. Os matemáticos têm a medalha Fields, dada acada quatro anos para pesquisadores particularmente brilhantes com menos de 40 anos. Eles também contam com o mais polpudo prêmio Abel. O Japão conta, porexemplo, com os prêmios Asahi e Kyoto, que reconhecem contribuições excepcionais de qualquer área da ciência, junto com um prêmio para as artes.

Alguns dos prêmios mais novos do pedaço são criação de Yuri Milner, um bilionário russo que tentou superar oNobel ao oferecer US$ 3 milhões para cada agraciado, quase três vezes o valor concedido pela Fundação Nobel.The Economist

Comentários

  1. A maior engenheira do Brasil é paraense e da UFPA

    ==

    Prêmio João Maria de Lima Paes vai para aluna da UFPA

    http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4374

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação