TERRA - Mega asteroide passa perto da Terra nesta semana


Um asteroide com aproximadamente 650 metros de superfície passará pela Terra nesta quarta-feira (19), mas, segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), sem chances de colisão com nossa planeta. A distância entre eles será de 1,8 milhão de quilômetros, cerca de 4,6 vezes a distância da Terra à Lua.

O asteroide chamado 2014 JO25 foi descoberto por astrônomos em Tucson, no Arizona, Estados Unidos, no ano de 2014, e a trajetória dele já era conhecida. O que cientistas do mundo todo esperam, no entanto, é que aproximação do corpo celeste possa revelar mais detalhes das suas propriedades físicas.

Para realizar maiores estudos no asteroide, a Nasa planeja ações nos observatórios da Califórnia e de Porto Rico. A Agência quer conseguir imagens tão detalhistas como se tivessem sido tiradas a alguns metros de distância do asteroide.

OBSERVADORES

Quem é fã de astronomia também deve ficar atento, pois será possível visualizar o 2014 JO25 com o uso de pequenos telescópios ópticos por uma ou duas noites antes que ele desapareça da zona de observação.

Essa chance de visualizar o asteroide se dá porque ele passará, na quarta-feira (19), pelo ponto mais próximo da Terra pelo menos nos últimos 400 anos. Além disso, será a menor distância do nosso planeta nos próximos 500 anos. O fenômeno é um momento único em quase mil anos.

COMPANHIA

Além de passar bem perto da Terra, o 2014 JO25 não virá sozinho. O cometa PanStarrs (2015 ER61) também fará sua maior aproximação da Terra nesta quarta, a uma distância 175 milhões de quilômetros.

O cometa foi descoberto em 2015 com ajuda de um telescópio no cume do vulcão Haleakalã, no Havaí. O PanStarrs (2015 ER61) se iluminou consideravelmente devido a uma explosão recente e poderá ser visto no céu no amanhecer com o uso de binóculos ou pequenos telescópios.UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação