CALIFADO EM CRISE - Estado Islâmico enfrenta êxodo de membros estrangeiros

A grande questão é descobrir qual seria a real intenção dessas pessoas (Foto: Wikimedia)

Segundo reportagem exclusiva do jornal inglês Guardian, muitos membros estrangeiros do Estado Islâmico (Isis) estão abandonando o grupo e tentando entrar na Turquia. Na última semana, um homem e uma mulher britânicos e um homem americano se entregaram na fronteira turca depois de mais de dois anos em áreas controladas pelo Estado Islâmico.

Ainda não se sabe o número exato de estrangeiros que estão desistindo do grupo jihadista, mas as autoridades da Turquia e da Europa dizem que muito combatentes estão entrando em contato com suas embaixadas para tentar retornar ao país de origem.

A grande questão é descobrir qual seria a real intenção dessas pessoas. Acredita-se que aqueles combatentes mais comprometidos com a ideologia jihadista podem estar tentando se infiltrar na Turquia para viajar para Europa, onde poderiam se vingar pela situação atual do califado.

Qualquer cidadão britânico preso por participar do Estado Islâmico pode enfrentar penas da lei de combate ao terrorismo do país. A pena máxima é de prisão perpétua.

Estima-se que mais de 30 mil estrangeiros foram para Síria se juntar ao Estado Islâmico. No entanto, o governo americano acredita que 25 mil deles já foram mortos.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação