NA CIDADE UNIVERSITÁRIA/UFPA - 2


Campanha em prol da voz alerta para o câncer de laringe

Neste domingo, 16, aconteceu o 15º Dia Mundial da Voz e a 19ª Campanha Nacional da Voz, que trouxe como tema “Dê voz ao que é bom”. Em comemoração à data, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou mutirão de laringoscopia, no último dia 12, quando atendeu 100 pacientes. Eles se submeteram à videolaringoscopia, exame também usado para o diagnóstico do câncer de laringe.

O alerta sobre o câncer foi um dos intuitos da campanha, uma vez que dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam, até 2014, que o público predominante do câncer na laringe no Pará eram homens com um percentual de 80 casos (1,92%) dos quais 30 deles (4,15 %) na capital. Já para as mulheres foram 10 casos no Estado, sendo todos em Belém (0,62%). No Brasil eram 7.640, sendo 6.870 (7,03%) em homens e 770 (0,75%) em mulheres.

Exame – O Bettina atende 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), é referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil e um dos poucos hospitais públicos no Pará que hoje disponibiliza o exame de videolaringoscopia. Atende pacientes do próprio hospital e os que são encaminhados pela rede do SUS para se submeterem ao procedimento. Além da videolaringoscopia, o hospital confirma o diagnóstico com a realização da biópsia da lesão. Caso confirmado diagnóstico de tumor, o HUBFS encaminha o paciente para o Hospital Ofir Loyola, que é o único hospital público que serve de referência no Pará para tratamento de tumor maligno.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação