R.UNIDO BREXIT

Ativistas pedem que May mantenha compromissos meio ambientais após "brexit"

A primeira ministra britânica, Theresa May. EFE/Andy Rain

Organizações ambientalistas pediram neste domingo em carta conjunta à primeira ministra britânica, Theresa May, que não rebaixe os compromissos do Reino Unido na luta contra a mudança climática para favorecer acordos comerciais após o "brexit".

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês), Greenpeace e Amigos da Terra, entre outros, afirmam que "para ser uma grande nação comercial, o Reino Unido deve cumprir com suas promessas sobre o meio ambiente e honrar seus compromissos internacionais".

O tablóide britânico "Daily Mail" publicou na semana passada supostos documentos do Governo nos quais indica que os acordos comerciais que o Reino Unido procura com terceiros países perante sua futura saída da União Europeia (UE) terão prioridade sobre as medidas climáticas.

"Estamos alarmados pelas recentes informações nos meios que sugerem que os compromissos do Reino Unido para combater a mudança climática e acabar com o comércio ilegal de animais poderiam ficar diluídos para assegurar acordos após o 'brexit'", aponta a carta das organizações meio ambientais.

O diretor de campanhas da WWF no Reino Unido, Trevor Hutchings, sublinhou em uma entrevista com a BBC que "a maioria das proteções meio ambientais" em vigor no Reino Unido provêm da legislação comunitária.

"Por esse motivo, quando o Reino Unido deixar a União Europeia, existe o risco de que algumas dessas proteções não sejam incorporadas à lei britânica", disse Hutchings.

A carta das organizações ambientalistas inclui a assinatura de pessoas conhecidas no Reino Unido como o tenista Andy Murray, a atriz Anna Friel e o cantor Will Young.

"Já estamos vendo as consequências da mudança climática no Reino Unido e em todo o mundo, especialmente entre as pessoas mais pobres do planeta", sublinha a carta.

O texto pede ao Governo que contribua para "construir um futuro mais verde, melhor e mais próspero para todos, ao invés de liderar uma corrida meio ambiental para o abismo".EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação