BRASIL HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS

Três brasileiros morrem a cada cinco minutos por falhas em hospitais

Trata-se da segunda causa de morte mais comum no país (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Falhas evitáveis são responsáveis pela morte de cerca de 829 brasileiros todos os dias em hospitais públicos e privados do país. A informação consta no Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, elaborado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Isso significa que três brasileiros morrem a cada cinco minutos por falhas que poderiam ser evitadas. Trata-se da segunda causa de morte mais comum no país, sendo superada apenas por problemas cardiovasculares, que, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, causam 950 mortes por dia.

Um total de 302.610 brasileiros morreram no ano passado em hospitais por causa de um “evento adverso”, isto é, erros de dosagem ou aplicação de medicamentos, uso incorreto de equipamentos, infecção hospitalar, entre outros motivos.

Em entrevista ao portal UOL, Tania Grillo, uma das coordenadoras da pesquisa, explicou que isso “não significa, necessariamente, que houve um erro, negligência ou baixa qualidade, mas trata-se de incidente que poderia ter sido evitado”.

Os “eventos adversos” também podem provocar sequelas no paciente. A pesquisa aponta que 1,4 milhão do total de 19,1 milhões de brasileiros internados em hospitais do país no ano passado foram vítimas de alguns desses “eventos”, principalmente bebês com menos de 28 dias de vida e idosos acima de 60 anos de idade.

As principais ocorrências são: lesão por pressão; infecção urinária associada ao uso de sonda vesical; infecção no local cirúrgico; fraturas ou lesões decorrentes de quedas ou traumatismos dentro do hospital; trombose venosa profunda ou embolia pulmonar; e, infecções relacionadas ao uso de cateter venoso central. Nem sempre, no entanto, esses problemas levam à morte.

Com o aumento do tempo de internação dos pacientes por causa de problemas no atendimento, os gastos também aumentam. De acordo com o anuário, os chamados “eventos adversos” custam R$ 10,9 bilhões por ano.

A Organização Mundial da Saúde reconhece que os “eventos adversos” são um problema de saúde pública. Em todo o mundo, ainda segundo o anuário, ocorrem por ano 421 milhões de internações e 42,6 milhões de “eventos adversos”.UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação