LANÇADO NA CHINA

O 1º navio elétrico do mundo vai transportar carvão

Navio tem capacidade para transportar mais de 2 mil toneladas de carvão (Foto: China Daily)

Uma companhia chinesa construiu o primeiro navio cargueiro totalmente elétrico do mundo. De acordo com jornal estatal chinês People’s Daily, o navio foi lançado nas águas da cidade de Guangzhou, capital da província de Guangdong, no último dia 12 e o país quer usar esse tipo de embarcação para o comércio marítimo. Atualmente, a China é o maior mercado de veículos elétricos no mundo.

Entretanto, o navio, que não emite poluentes, será utilizado para o transporte de carvão para usinas locais. De acordo com Huang Jialin, presidente da Hangzhou Modern Ship Design & Research Co., que é dona do projeto do cargueiro, o navio elétrico tem capacidade para transportar mais de 2 mil toneladas de carvão.

Com mais de 2 mil toneladas, 70 metros de comprimento, 14 metros de largura e 4,5 metros de profundidade, a embarcação é movida por mais de mil baterias de lítio, com capacidade total de 2.400 kWh e consegue se deslocar por 80 km antes da próxima recarga.

O cargueiro foi construído pela Guangzhou Shipyard International Company Ltd. para transporte nas principais rotas marinhas dentro do país. Segundo o portal de notícias Chinanews, o navio fará uma viagem com piloto no próximo mês e deve ser usado para viagens comerciais no início de 2018 no rio das Pérolas, uma das principais vias marinhas do sul da China.

Para o professor Lai Kee-hung, que estuda questões de logística e sustentabilidade na Universidade Politécnica de Hong Kong, a embarcação é um avanço no combate à poluição atmosférica, já que um cargueiro tradicional consegue poluir o equivalente a milhões de carros.

Além da China, outros países também estão planejando lançar embarcações movidas à eletricidade. Em julho, a linha de cruzeiro norueguesa Hurtigruten disse que estava investindo em navios com um motor híbrido para navegar no Ártico e na Antártida, e deve lançar seu primeiro navio no início de 2018. Em maio, outra companhia norueguesa, a Yara International, anunciou que estava desenvolvendo uma embarcação autônoma movida a bateria para ser lançada em 2020.Quartz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação