ESTUDO DA OXFAM

Igualdade de gênero no trabalho pode demorar 217 anos

Ainda será preciso mais de 200 anos para que as mulheres tenham as mesmas chances de trabalho e salários do que os homens (Fonte: Reprodução/Getty Images)

Um estudo publicado pela ONG britânica Oxfam nesta semana aponta que a igualdade entre homem e mulher no mercado de trabalho pode demorar 217 anos.

Ou seja, segundo a organização, ainda será preciso mais de 200 anos para que as mulheres tenham as mesmas chances de trabalho e salários do que os homens. O estudo da Oxfam é baseado em um relatório do Fórum Econômico Mundial. Atualmente, nove em cada dez magnatas em todo o mundo são homens.

Ainda de acordo com o estudo, caso as mulheres fossem remuneradas para fazer serviços domésticos, por exemplo, seriam injetados US$ 10 trilhões na economia mundial.

Além de receberem salários inferiores, as mulheres também têm menos posses de terras, menor participação em ativos financeiros e bens e costumam assumir cargos com remuneração mais baixa, como o de doméstica. O levantamento da Oxfam mostra que as mulheres representam 83% dos 60 milhões de trabalhadores domésticos em todo o mundo.

O documento ressalta que “normas sociais, atitudes e credos desvalorizam as habilidades e o status da mulher em sociedade e tentam justificar a violência e a discriminação contra elas, além de ditar quais trabalhos são permitidos para as mulheres e quais não são […] Para se alcançar a igualdade não é suficiente integrar a mulher ao modelo econômico como ele é. Nós precisamos desenvolver um ponto de vista novo para construir uma nova economia, na qual homem e mulher se unam para beneficiar a todos, e não somente a poucos privilegiados". DW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação