RELATÓRIO DA OXFAM

Cinco brasileiros têm riqueza igual à da metade da população

Brasil é uma das nações mais desiguais do mundo (Fonte: Reprodução/Thinkstock)

Um relatório divulgado nesta última segunda-feira, 22, pela ONG britânica Oxfam aponta que cinco ultrarricos brasileiros têm riqueza igual à da metade da população.

São eles: Jorge Paulo Lemann, de 77 anos (3G Capital); Joseph Safra, de 78 anos (Banco Safra); Marcel Herrmann Telles, de 67 anos (3G Capital); Carlos Alberto Sicupira, de 69 anos (3G Capital); e Eduardo Saverin, de 35 anos (Facebook).

Diversos estudos indicam que o Brasil é uma das nações mais desiguais do mundo. No ano passado, o país ganhou 12 novos bilionários, totalizando 43 ultrarricos.

Ainda de acordo com o relatório da Oxfam, cerca de um terço das fortunas dos ultrarricos de todo o mundo é proveniente de heranças ou de relações clientelistas entre empresários e governos.

Enquanto os 10% mais pobres do Brasil gastam 32% de sua renda em impostos, os 10% mais ricos gastam 21%, o que contribui na promoção da desigualdade.

A Oxfam estima que um brasileiro que recebe apenas um salário mínimo por mês precisa trabalhar 19 anos para acumular a renda mensal de um integrante do grupo de 0,1% mais rico do país.Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação