RESTAURAÇÃO TAJ MAHAL

Taj Mahal passa por seu primeiro processo de limpeza

O Taj Mahal é um mausoléu, situado em Agra, e é o mais conhecido monumento do país (Foto: Pixabay)

O Taj Mahal, monumento na Índia dedicado ao amor eterno, está passando pelo primeiro processo de limpeza profunda em seus mais de 350 anos de história.

Durante séculos, as chuvas torrenciais provocadas pelas monções eram capazes de limpar o monumento. No entanto, a poluição piorou tanto nas últimas décadas, que a fachada de mármore já estava amarelada e amarronzada. Por isso, desde 2015, o Taj Mahal passa por uma limpeza que, segundo a previsão, deve acabar em novembro deste ano.

O Taj Mahal é um mausoléu situado na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, norte da Índia. Ele é o mais conhecido monumento do país. Atrás dele, fica o Rio Yamuna, que além de ser cheio de lixo e esgoto, atrai milhões de mosquitos e outros insetos. Durante seus voos de acasalamento, estes bichos acabam excretando uma substância verde nas paredes do monumento.

Para trazer de volta a cor original do Taj Mahal, a equipe de restauração passa uma argila chamada “Terra Fuller” em todo o monumento. Este tipo de argila absorve sujeira, graxa e excrementos de animais. Ela é geralmente usada para limpar a pele. Depois, a argila é lavada, deixando a superfície como nova. Nenhuma substância química está sendo usada no processo, segundo Bhuvan Vikrama, do Serviço Arqueológico da Índia, órgão que está supervisionando a limpeza do monumento.

Nos últimos anos, os andaimes envolvidos no processo de limpeza têm atrapalhado as fotos dos turistas. Os trabalhadores tentam limpar os minaretes em etapas, em parte para assegurar que os milhões de turistas que visitam o monumento a cada ano, tenham uma boa vista.

Agora, o desafio é restaurar a cúpula, que originalmente tem a cor branca perolada. O problema é que os andaimes de metal que os trabalhadores usam para alcançar os minaretes são muito pesados e rígidos para ficar ao redor da cúpula. Por isso, eles estão considerando usar um andaime de bambu que era usado para o trabalho de conservação na década de 1940.

Agra tem recebido muitos investimentos recentemente. Em 2012, foi aberta uma via expressa entre Nova Dehli e Agra, permitindo que os turistas cheguem no Taj Mahal em cerca de três horas. Em dezembro, o Banco Mundial anunciou que vai emprestar US$ 40 milhões para que os governos da Índia e de Uttar Pradesh aprimorem o Taj Mahal e outros monumentos. Ainda não está claro o quanto e se algum desse dinheiro será para a limpeza.

Apesar de o número de visitantes no Taj Mahal ter caído ligeiramente nos últimos anos, provavelmente por causa dos andaimes, nem todo mundo acredita que a restauração será um problema para o turismo. Segundo o guia turístico Shamsuddin Khan, de Agra, “o Taj Mahal vai continuar sendo o Taj Mahal”.The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação