DICAS DE SAÚDE FADIGA OCULAR

Sete dicas para evitar fadiga ocular

Exames de vista devem ser feitos anualmente (Foto: Wikimedia)

Com o avanço das tecnologias, estamos cada vez mais acostumados a passar horas mexendo no smartphone ou usando um computador. Estudos mostram que 50% a 90% dos trabalhadores de escritórios têm problemas de saúde associados aos olhos, sejam espasmos oculares, olhos vermelhos, dores de cabeça, fadiga ou tensão ocular.

Faça exames oculares regulares

Os especialistas recomendam, principalmente para quem trabalha em frente a um computador todos os dias, que sejam feitos exames de vista anualmente. Durante o teste, é necessário informar ao médico a frequência de uso de computadores e smartphones. Além disso, uma dica é medir a distância entre seus olhos e a tela do trabalho para que seja informado ao médico e para que os exames possam ser feitos nessa mesma distância.

Dê espaço para os olhos

Quanto mais perto a tela do computador ou o telefone estiver dos olhos, mais difícil será para focar. Estudos sobre a tensão ocular sugerem que as telas não devem estar mais próximas do que 40 cm do rosto. Caso a leitura esteja difícil, é melhor aumentar o tamanho da letra, e não aproximar a tela dos olhos.

Faça pausas

Pode não ser possível com um trabalho agitado, mas é muito importante fazer pausas regulares para dar a chance aos seus olhos de descansarem e se reidratarem. Os especialistas recomendam que seja feita uma pausa de 15 minutos depois de cada duas horas de frente para a tela. Se não for possível, tente tirar cinco pausas de cinco minutos ao longo do dia, além da hora do almoço e meia hora longe do computador, pois ajuda a reduzir o nível de tensão ocular.

Reduzir o brilho

Se a tela do seu computador ou smartphone for mais brilhante do que o entorno, isso vai acabar gerando tensão e fadiga nos olhos. Uma dica é adotar películas anti-reflexo nas telas dos aparelhos. Caso use óculos, pode comprar lentes já com essa característica, pois isso reduz o brilho em que os olhos estão expostos, minimizando a quantidade de luz refletida.

Exercite seus olhos

Olhar fixamente para uma tela durante horas causa fadiga focal. Especialistas indicam que as pessoas exercitem seus olhos, olhando, a cada 20 minutos, para um objeto a pelo menos seis metros de distância por pelo menos 20 segundos. Dessa forma, o foco no músculo do olho é relaxado, ajudando a reduzir a fadiga.

Piscar

Mesmo sem perceber, os nossos olhos piscam menos frequentemente quando estamos olhando para uma tela eletrônica. Normalmente, piscamos aproximadamente 15 vezes por minuto, mas ao olhar para o computador ou smartphone isso cai em um terço. Se você acha que tem olhos secos por uso excessivo da tela, os especialistas recomendam usar lágrimas artificiais ou redefinir a frequência das piscadas através de exercícios, piscando os olhos lentamente dez vezes a cada 20 minutos.

Faça a sua tela mais amigável

Aumentar o tamanho das letras, reduzir o brilho, deslocar os níveis de cores para longe da extremidade azul do espectro, deixando-os mais próximos ao amarelo. Tudo isso pode tornar a tela mais acessível para os olhos, diminuindo o impacto sob a retina.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação