MAIOR DO MUNDO

Caverna subaquática pode ajudar estudos sobre os Maias

Caverna fica na península de Yucatán, no leste do México (Foto: Herbert Mayrl/Gran Acuifero Maya Projec)

Uma equipe de mergulhadores do projeto Gran Acuifero Maya (GAM) descobriu a provável maior caverna subaquática do mundo, que fica no leste do México e pode ter ligação com a civilização Maia. A caverna tem cerca de 347 km, e foi encontrada após meses de exploração em um labirinto de canais subaquáticos.

Próximo ao resort de Tulum, o grupo descobriu a ligação entre o sistema de cavernas conhecido como Sac Actun, que tem cerca de 263 km, e o sistema Dos Ojos, que conta com cerca de 83 km, formando assim a cavidade maior, segundo informou o GAM, através de um comunicado.

O diretor da GAM, o arqueólogo subaquático Guillermo de Anda, classificou a descoberta como “surpreendente”, afirmando que o achado vai ajudar a compreender o desenvolvimento da cultura da região, que era dominada pela civilização Maia antes da conquista espanhola.

“Isso nos permite apreciar muito mais claramente como os rituais, os locais de peregrinação e, finalmente, os grandes assentamentos pré-hispânicos que conhecemos surgiram”, explicou o arqueólogo.

A equipe da GAM descobriu anteriormente o que acreditava ser uma passagem escondida sob a pirâmide de Kulkulcan, que faz parte do sítio arqueológico Chichen Itza, na península de Yucatán, que poderia levar a um poço natural conectando as águas subterrâneas.

A península de Yucatán está cheia de relíquias do povo Maia, cujas cidades usavam uma vasta rede de cenotes – cavidade natural normalmente usada em rituais de sacrifício maia. Alguns cenotes passaram a ter um significado religioso para a civilização, com descendentes habitando a região até hoje.Independent

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação